Quick News

Treino livre abre programação da 3ª etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras nesta sexta


| 8 anos atrás | Por:
O paulista Antônio Furlan Neto é um dos "estrangeiros" na busca pela vaga mineira - Foto: Fábio Oliveira

O paulista Antônio Furlan Neto é um dos “estrangeiros” na busca pela vaga mineira – Foto: Fábio Oliveira

No primeiro contato com o motor sorteado, Pedro Fortes, Paulo Victor e Sergio Camara foram os mais rápidos na pista do kartódromo RBC Racing

Empenhados em conquistar a vaga mineira desta temporada da Seletiva de Kart Petrobras, os pilotos inscritos na categoria SPRINTER aceleraram fundo na pista do kartódromo RBC Racing na tarde desta sexta-feira (28), durante o treino livre. Foram 40 minutos de teste com o motor sorteado – previsto no regulamento -, onde os kartistas tiveram o primeiro contato com o equipamento que utilizarão nas duas corridas marcadas para amanhã (29). Válidas pela quarta etapa do Campeonato Mineiro de Kart, o vencedor na somatória de pontos preenche a sexta vaga da final de um dos principais eventos de kart do Brasil.

Com treinos “particulares” liberados desde quarta-feira (26), cada um dos concorrentes aproveitou o treino extraoficial de hoje para conhecer o novo motor. Nesta ordem, Pedro Fortes, de Alagoas, e os mineiros Paulo Victor, Sergio Sette Camara e Evandro Bambirra foram os mais rápidos do dia.

O treino não revela um resultado preciso, mas dá uma boa ideia de quem estará na briga por mais uma vaga na final da edição de comemoração de 15 anos da Seletiva. Pedro Fortes participa pela segunda vez de uma seleção e está confiante. “Corri aqui em Minas no ano passado e fiquei com a terceira colocação. Foi uma prova emocionante e bem disputada. Bati na trave e espero conseguir a vaga desta vez”, comentou o alagoano que viajou para Minas apenas para tentar ser um dos 12 finalistas a brigar pela maior premiação da modalidade no país.

Mesmo sendo natural de Minas Gerais, Paulo Vitor atualmente participa de campeonatos paulistas, mas não quer perder a chance de conquistar esta sexta vaga. Aos 14 anos, ele ainda corre pela categoria Júnior e não se intimida com os outros pilotos mais experientes.

Assim como ele, Sergio Camara veio direto da Europa para participar da seleção mineira e busca a chance de quebrar o tabu em ser o primeiro campeão de Minas Gerais da competição.

A presença do paulista Antônio Furlan, que ficou com o sétimo melhor tempo do treino livre, também comprova o sucesso da Seletiva em promover e incentivar o esporte a motor por todas as regiões do país, atraindo pilotos de vários estados na disputa. Entre os cinco selecionados até o momento dois são paulistas (Vitor Baptista e Vinícius Papareli), dois são gaúchos (Bruno Bertoncello e Matheus Leis) e um é carioca (Renato Silveira Jr.).

Está é a primeira vez no ano que uma etapa é realizada fora do Estado de São Paulo e as próximas já estão marcadas para acontecer também em Pernambuco, Maranhão e Santa Catarina, respectivamente.

Neste sábado, o treino classificatório está marcado para ter início às 10h20. A partir do 12h30, será dada a largada da corrida 1. A corrida 2 está prevista para começar às 15h.

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 14 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.

Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam – que há mais de 10 anos apoia o evento.

Resultado do treino livre desta sexta (4 primeiros):
Pedro Fortes (AL), 53.09 segundos
Paulo Victor (MG), 53.12
Sergio Sette Camara (MG), 53.14
Evandro Bambirra (MG), 53.29

Confira a programação da 3ª etapa:
Sábado, 29 de junho

10h20 – Tomada de tempo
12h30 – 1ª Corrida
15h00 – 2ª Corrida

Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)

Próximas etapas da Seletiva de Kart Petrobras 2013:
3ª etapa – 29 de junho – Belo Horizonte / MG
4ª etapa – 18 de agosto – Recife / PE
5ª etapa – 28 de setembro – Imperatriz / MA
6ª etapa – 19 de outubro – Penha / SC

FINAL: 29 e 30 de outubro – Kartódromo da Granja Viana – Cotia / SP

Comments are closed.