Quick News

Seletiva de Kart Petrobras: Myasava e Pedralli saem na frente na disputa por últimas vagas


| 10 anos atrás | Por:

Primeiro dia de provas da Copa Brasil de Kart deixou paranaenses mais perto da disputa pelo maior prêmio do kartismo brasileiro

O estado do Paraná ficou mais próximo de ter outros dois representantes na lista de doze finalistas da Seletiva de Kart Petrobras de 2012. Os pilotos Gustavo Myasava e André Pedralli saíram na frente na disputa pelas duas últimas vagas na fase final do torneio, depois do bom resultado obtido nesta sexta-feira (12) na prova de abertura da Copa Brasil de Kart. O evento está sendo realizado na cidade de Farroupilha (RS), e encerra a fase classificatória para a final da Seletiva deste ano.

Caso Myasava e Pedralli confirmem presença na final, o Paraná passará a ter a maior delegação da edição de 2012 do torneio, com três representantes. Em jogo está o maior prêmio do kartismo brasileiro, no valor de R$ 117 mil. Por enquanto, o único piloto paranaense já garantido na decisão é Gabriel Casagrande, que se classificou para a final durante a Copa Petrobras Sorriso Campeão, realizada no mês de março em Interlagos (SP).

Mesmo sem terem disputado a vitória entre os pilotos da categoria Graduados na corrida desta sexta-feira, em Farroupilha, Gustavo Myasava e André Pedralli foram os mais bem colocados entre os pilotos que, efetivamente, estão na disputa pelas duas últimas vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras 2012.

O vencedor do dia, Felipe Guimarães, é bicampeão do torneio apoiado pela petrolífera brasileira e, por esse motivo, não pode voltar à final. O segundo colocado desta sexta-feira, John Louis, também se enquadra neste critério – o que faz de Myasava, terceiro na disputa, o mais bem posicionado na briga por uma vaga para a final da Seletiva. Pedralli foi quinto na primeira corrida em Farroupilha e segundo entre os candidatos à decisão do torneio apoiado pela Petrobras.

“Espero confirmar minha passagem para a final com mais uma boa corrida neste sábado, e por isso procurei cuidar dos meus pneus nesta sexta-feira”, disse Myasava. “O Felipe (Guimarães) e o John (Louis) tiveram uma disputa de certa forma arriscada pela liderança, e como eu estava logo atrás, procurei ter um pouco de cautela. Sofri muita pressão do André Nicastro, mas fechei a disputa na terceira posição e isso foi muito positivo não só por ter me deixado bem colocado no campeonato, mas, principalmente, por ter me deixado mais próximo da vaga para a final da Seletiva”, declarou o paranaense, que é Tetracampeão Sul-Brasileiro e Bicampeão Sul-Americano de Kart.

Pista seca na decisão – depois de dias de frio e chuva na região das Serras Gaúchas, a disputa pelas duas últimas vagas na decisão da Seletiva de Kart Petrobras 2012 começou com pista seca e temperatura amena em Farroupilha. Apesar da mudança nas condições climáticas, houve poucas surpresas entre os favoritos ao título da Copa Brasil e, consequentemente, às vagas da Seletiva.

André Pedralli, que fechou a disputa desta sexta-feira na quinta posição, foi sexto no grid e, depois de cair para décimo na largada, se recuperou até voltar à zona de classificação. Em sua terceira tentativa de garantir passagem para a final – ele participou das duas etapas realizadas neste ano em São Paulo -, Pedralli vive seu melhor momento em relação à disputa por uma vaga na Seletiva de Kart Petrobras em 2012.

“Mesmo tendo direcionado minha carreira para a categoria Shifter desde o ano passado, voltei a Graduados neste ano com dois objetivos: disputar o Campeonato Brasileiro de Kart em minha cidade, Cascavel, e ter a chance de disputar a final da Seletiva de Kart Petrobras”, declarou Pedralli. “Largando por fora (ele foi o sexto colocado no grid), eu sabia que teria dificuldades na primeira curva e realmente caí para décimo, mas consegui me recuperar e chegar à zona de classificação. Estou a apenas uma corrida da final e a expectativa é grande”, declarou o paranaense.

Em busca do título perdido – seis vezes campeão da Copa Brasil de Kart, o brasiliense Felipe Guimarães admitiu ter mais um motivo para buscar neste ano seu sétimo título do torneio. Embora não esteja na disputa por uma vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras em razão da idade (tem mais de 18 anos) e por já ter sido campeão do torneio, ele busca um Farroupilha recuperar o título que perdeu na mesma Copa Brasil de Kart em 2004.

“Naquele ano conquistei o título na pista, mas acabei sendo desclassificado minutos depois da prova por ter feito uma ultrapassagem sob bandeira amarela. Aceitei a decisão, embora não tenha concordado com ela, e coincidentemente estou aqui neste fim de semana, na mesma pista da decisão de 2004, em condições novamente de disputar um título da Copa Brasil. Seria a minha sétima conquista, e estou muito motivado por isso, por recuperar o título perdido há quase dez anos”, declarou o piloto. Além de largar na pole position, ele venceu a primeira prova do dia depois de uma intensa disputa com John Louis na primeira metade das 25 voltas completadas pelos líderes.

Neste sábado será disputada a corrida que encerra a fase de classificação da Seletiva de Kart Petrobras 2012. As vagas para a final serão definidas após a soma dos resultados das duas corridas do fim de semana, de acordo com o seguinte critério de pontuação: o vencedor de cada uma das baterias soma onze pontos e o segundo colocado, nove. O terceiro a receber a bandeirada fica com oito pontos, o quarto fica com sete e assim sucessivamente, até o décimo colocado. Havendo empate, o resultado da segunda bateria servirá de critério de desempate.

Os pilotos largam para a decisão nas mesmas posições em que terminaram a prova desta sexta-feira. Veja o resultado da primeira corrida da Copa Brasil em Farroupilha:

1) Felipe Guimaraes (DF), 25 voltas em 15min31s063
2) John Louis (PR)
3) Gustavo Myasava (PR)
4) André Nicastro (RJ)
5) André Pedralli (PR)
6) Johilton Pavlak (RN)
7) Joaquim Junqueira (GO)
8) Rodrigo Piquet (DF)
9) João Vitor Ferreira (PR)
10) Pedro Gomes (MG)
11) Nicolas Gatto (PR)
12) Lucas Alves (RS)
13) Caio Freire (SP)
14) Ernani Kuhm (MT)
15) Bruna Tomaselli (SC)
16) Rodrigo Gonzalez (RS)
17) Victor Matzenbacker (RS)
18) Henrique Basso (SC)
19) Pedro Henrique (PR)
20) Pedro Saderi (PR)
21) João Vieira (MA)
22) Ariel Varella (ES)
23) Olin Gali (RJ)
24) Rafael Smaniotto (PR)
25) Gabriel Robe (RS)
26) Luca Travaglini (SP)
27) Paulo Pereira (MS)
28) Saulo Ramos Filho (RS)
29) Giorgio Ramos (PR

Comments are closed.