Entrevistas

KANTAN ENGLOBA CADETE, SÊNIOR E MOTORES RBC PARA 2015


| 9 anos atrás | Por:

A organização do KantanKart divulgou nesta terça-feira (16) mais novidades para a temporada 2015 da competição – que segue o lema do “kart muito fácil”, tradução do termo japonês que dá nome ao evento. Além da já anunciada parceria com nomes consagrados que farão parte do torneio, a organização definiu que serão quatro categorias em disputa no próximo ano: Kantan U-10 (Cadete); U-13; Top e KantanKart Sênior. O calendário também foi divulgado e será composto por seis etapas no Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu (SP), além de três Copas que serão realizadas no fim do ano.

“O KantanKart é um conceito. Como toda fórmula, após ensaios e testes, descobrimos sempre oportunidade de melhorar. E foi isso que aconteceu. Enxergamos algumas oportunidades e buscamos alterar a execução, aperfeiçoando o operacional e a proposta de valor, porém ser perder o conceito fundamental”, afirmou o promotor do campeonato, Walter Savaglia.

Do ponto de vista esportivo, o KantanKart criou mais duas categorias. As corridas das classes U-13 e Top continuarão sendo realizadas com grids conjuntos, ao passo que a U-10 e a Sênior terão disputas separadas. “As quatro categorias são para criar uma escadinha. Correm juntas a U-13 e Top. A U-10 é equivalente à Cadete e a Sênior é uma oportunidade para suprir uma lacuna no mercado”, disse o promotor.

Na parte técnica, o KantanKart 2015 deixa de utilizar os chassis e motores da PCR e adota um pacote nacionalizado – com benefícios para os pilotos.

Os chassis serão os modelos Bravar da Birel Sudam. E diferente do que aconteceu na temporada 2014, os pilotos serão os donos dos chassis, mas da seguinte forma: cada competidor faz a compra no início do ano e paga ao longo da temporada (cada parcela integra o custo da etapa). Nesse período, a manutenção e armazenagem ficam por conta da organização do KantanKart. No fim do ano, o piloto pode entregar este chassi como forma de pagamento para um zero quilômetro na Birel Sudam. Os preços variam conforme a categoria.

Nos motores, o KantanKart terá um acordo com a RBC, que fornecerá os modelos Honda de 5.5hp para a Cadete; e os Iame MY para U-13 e Top. Na Sênior, a motorização será Iame TaG.

“Por que ir lá fora buscar motores se temos aqui a RBC, reconhecidamente muito competente? Além disso, aprendemos que poderíamos diminuir ainda mais o custo e aumentaríamos a atratividade se utilizássemos motores homologados. Estamos migrando para uma solução onde vamos treinar nossos pilotos nos equipamentos que eles usam nas corridas”, avaliou Savaglia.

Custos

Junto das novidades, a organização do KantanKart detalhou os custos por etapa de cada categoria. Confira:

U-10: R$ 850 – inclui aluguel de motor, inscrição e combustível. Para os pilotos Birel, haverá condição especial de chassi.

U13 e Top: R$ 4.650 – inclui aluguel de motor, carburador e escapamento, parcela da compra do chassis, inscrição e combustível. Não inclui pneus e peças de reposição.

Sênior: R$ 4.850 – inclui aluguel de motor, carburador e escapamento, parcela da compra do chassis, inscrição e combustível. Não inclui pneus e peças de reposição.

Calendário

Confira as datas do KantanKart 2015 e entre em contato com os organizadores em www.kantankart.com.br.

28 de março – 1ª etapa
19 de abril – 2ª etapa
17 de maio – 3ª etapa
14 de junho – 4ª etapa
16 de agosto – 5ª etapa
20 de setembro – 6ª etapa
25 de outubro – 7ª etapa (Copa Bravar)
21 e 22 de novembro – 8ª e 9ª etapas (Copa RBC)
13 de dezembro – 10ª etapa (Copa MMKT)

Comments are closed.