Quick News

Pilotos nordestinos dominam o grid da 4ª etapa da Seletiva de Kart Petrobras no Recife


| 8 anos atrás | Por:

Válida pelo Campeonato Pernambucano de Kart, a corrida de sábado define as próximas duas vagas para a grande final

Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba são alguns dos estados que movimentam a lista de inscritos da 4ª classificatória da Seletiva de Kart Petrobras, a ser realizada no Kartódromo de Tamboril, localizado na região do Recife (PE). Pilotos das diversas federações nordestinas predominam no grid da categoria Graduados, que acontece em conjunto com a 5ª etapa do Campeonato Pernambucano de Kart Profissional. A programação começa a partir desta sexta-feira (16) com os treinos livres. A tomada de tempos e a corrida ocorrem na manhã do sábado (17), revelando mais dois finalistas para disputar o maior prêmio distribuído dentro do kartismo nacional.

Aos 16 anos, o pernambucano Nano Monteiro participou da Seletiva em 2011 e 2012, mas não conseguiu a classificação. Este ano, o piloto não desanima e vai tentar a sorte de novo. “Vamos nos preparar com todo o foco e dedicação, dos treinos à corrida! Não é uma tarefa fácil, mas é de desafios que a conquista fica mais gostosa. Grandes nomes do kartismo nacional já passaram por Tamboril e esta edição promete ser ainda melhor. Todos os anos, um piloto visitante levou uma das vagas, e se depender de mim, este ano, uma delas será minha. A outra, que conquiste o melhor”, revelou o kartista que é sobrinho do Campeão Brasileiro de Fórmula Truck, Beto Monteiro.

O alagoano Pedro Fortes, que por pouco não levou a vaga na etapa de Minas Gerais realizada em junho, também está confiante e acredita que tem boas chances de ser um dos 12 finalistas dessa 15ª edição da Seletiva de Kart Petrobras. “A expectativa está muito grande. Na etapa mineira a disputa foi bastante acirrada e isso aumentou a minha confiança para chegar ao Recife e fazer bonito por lá. Dessa vez, a corrida está valendo duas vagas, então a chance é maior e eu acredito que vai dar certo”, disse o piloto de 15 anos, que pela terceira vez participa de uma etapa classificatória.

“Novamente, a abrangência de inscritos vindos de diversas localidades revela o esforço da Seletiva em sempre oferecer oportunidade de participação a kartistas de todas as regiões do país, principalmente aos concorrentes locais. Resultado que se observa nesta etapa com os nordestinos compondo mais da metade do grid”, comentou Rubens Carcasci, promotor do evento. “E, para incrementar a disputa deste final de semana, pilotos do Sudeste, vindos de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, também viajarão ao Nordeste para concorrerem às vagas, o que aumenta ainda mais o nível da prova”, completou.

Em decorrência do grande número de participantes, a corrida pode ser dividida em duas baterias eliminatórias e uma final, para que os motores sorteados possam atender a todos os competidores.

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por seis etapas classificatórias, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio, kartistas entre 14 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

O campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.

Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam – que há mais de 10 anos apoia o evento.

Confira a programação da 4ª etapa (Novatos/Graduados/Júnior):
Sexta, 16 de agosto

10h30 – Treino Livre 1 (30 minutos)
13h45 – Treino Livre 1 (45 minutos)

Sábado, 17 de agosto
08h00 – Sorteio de motores (Todas as categorias)
11h15 – Tomada de tempo
11h40 – Corrida

* Atenção: Todos os horários poderão ser antecipados.

Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)
Paulo Victor (MG)

Próximas etapas da Seletiva de Kart Petrobras 2013:
4ª etapa – 17 de agosto – Recife / PE
5ª etapa – 28 de setembro – Imperatriz / MA
6ª etapa – 19 de outubro – Penha / SC

FINAL: 29 e 30 de outubro – Kartódromo Internacional da Granja Viana – Cotia / SP

Comments are closed.