Copa São Paulo Light

Blue Tree Premium Alphaville

No retorno a Aldeia Light reuniu 141 pilotos


| 10 anos atrás | Por:
Foto: Ricardo Fávaro - A chegada da categoria Cadete foi, realmente, muito disputada.

Foto: Ricardo Fávaro - A chegada da categoria Cadete foi, realmente, muito disputada.


Neste sábado (05) o Kartódromo Aldeia da Serra voltou a receber uma competição oficial da Copa São Paulo Light de Kart. Pilotos e equipes de todas as regiões do país se reuniram na pista da região metropolitana paulista para a disputa da segunda etapa da competição.

A RBC Preparações de Motores e o Departamento de Kart da FASP ficaram bastante satisfeitos com o grande nível técnico das disputas e, acima de tudo, o acréscimo no número de competidores em relação à primeira corrida do ano, em Interlagos. Categorias como Mirim, Cadete, Sprinter e Sênior tiverem um considerável acréscimo no número de pilotos o que, de certa forma, abona as mudanças implantadas no campeonato para este ano.

As corridas aconteceram em um dia nublado, mas, de bastante calor onde as temperaturas beiravam a casa dos 30 graus. Na pista, desde a tomada de tempos, foi possível verificar uma grande similaridade dos tempos onde, a cada categoria, vários pilotos ficavam separados por ínfimas diferenças. Para que isso pudesse acontecer a RBC trabalhou duro nas últimas semanas com novo e rigoroso sistema de revisão e equalização dos motores nos dois dinamômetros instalados na sede da empresa, em Minas Gerais.

Assim como descrito na programação do evento as atividades do dia foram divididas em dois turnos sendo que, na parte da manhã, as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior e Sprinter fizeram as suas tomadas de tempo e as duas corridas. Na período da tarde, por sua vez, completaram a programação os competidores da Sênior, Super Sênior, Graduados e Super Cadete, com o mesmo cronograma de atividades.

Na Mirim, que teve a participação de 11 pilotos, a pole-positon foi do carioca Pedro Braga. Na primeira corrida, no entanto, o vencedor foi Leonardo Rufino com Pedro, em segundo e João Barcelos, em terceiro. Na segunda bateria, após uma disputa acirrada pela liderança, Rufino voltou a vencer com Barcelos, em segundo e Gabriel Bortoleto, em terceiro.

A Cadete reuniu nesta rodada dupla 19 competidores e, na classificação, quem se destacou foi Enzo Gianfratti, que ficou com a primeira posição. A corrida teve uma batalha intensa pela primeira posição onde, na bandeirada final, os sete primeiros colocados passaram com um diferença de apenas seis décimos. O goiano João Pedro Rappa venceu a primeira prova seguido por Gianfratti e Gianluca Petcoff. Na segunda corrida a competitividade também foi grande, mas, apenas os três primeiros brigaram, efetivamente, pela liderança. Desta vez a vitória foi de Diego Ramos com Vinícius Martins em segundo e Petcoff, em terceiro.

Seguindo a programação da manhã os 14 karts a Júnior Menor fizeram a sua tomada de tempos e, em sua segunda participação no Light o mineiro Lucca Abreu marcou a pole-position. Na corrida, após uma confusão na largada, alguns karts saíram da pista e, com isso, que acabou beneficiado foi Yanni Fontana que venceu a corrida seguido por Murilo Della Colleta e Juan Crespi. Na segunda prova, após um incidente na curva três, a corrida foi extremamente disputada e o vencedor só foi conhecido na bandeirada. Colleta venceu com Luiz Felipe Branquinho cruzando a linha no segundo posto e Lucca Abreu, em terceiro.

Com seus karts com motores próprios e preparados a Júnior, mais uma vez, se mostrou como uma “mini-graduados”. Os 22 pilotos se mostraram muito competitivos e com estilos de pilotagem bastante similares fizeram um belo espetáculo.  O gaúcho Bruno Bertoncello fez a pole. A primeira vitória, no entanto, foi de Vitor Baptista seguido por Vinícius Paparelli e Bertoncello. Na segunda prova o vencedor foi Bertoncello com Paparelli novamente em segundo e Baptista, em terceiro.

Encerrando as provas da manhã os 19 pilotos da Sprinter tomaram o traçado. Em impressionantes nove centésimos os cinco primeiros pilotos tiveram seus tempos separados na tomada de tempos que teve o piloto Eduardo Rangel com a pole-position. Na primeira corrida o vencedor foi Gustavo Dal Pizzol trazendo Rangel em segundo e Lorenzo Duva, em terceiro. Na segunda bateria Pizzol confirmou o bom momento e venceu novamente com Duva em segundo e Nicolas Piotto, em terceiro.

Após o pódio e as comemorações das categorias da manhã os pilotos das classes que fazem suas provas a tarde faziam suas sessões classificatórias e, logo na sequência, começaram suas corridas. A Sênior contou com 11 pilotos e a pole ficou com o paulista Alan Synthes. Na primeira corrida, por sua vez, a estrela do paranaense Alessandro Xavier brilhou mais e após uma bela disputa venceu a corrida trazendo Synthes em segundo e Fernando Oizumi, em terceiro. Na segunda corrida Synthes foi quem levou a bandeirada no primeiro posto seguido por Rafael Martins e Igor Buchler.

A Super Sênior reuniu 18 pilotos e a pole-position foi registrada por Antônio Ramos. Na primeira corrida ele confirmou o favoritismo e, com mais de seis segundos de vantagem, venceu a prova com Christiano Matheis em segundo e Marcelo Rodrigues, em terceiro. Na corrida seguinte Ramos e Matheis repetiram a dobradinha com o experiente Jorge Borelli no terceiro lugar.

As corridas mais esperadas do sábado foram as dos pilotos graduados. Com 19 concorrentes na pista a expectativa era grande e os gêmeos Yago e Yuri Cesário, de Goiânia, ficaram com as duas primeiras posições do grid separados por apenas 67 milésimos.Yuri venceu a primeira corrida seguido por John Louis e Jean Aguiar. A segunda corrida, por sua vez, teve vitória de Alain Sisdelli, que fez grande corrida de recuperação. John foi novamente o segundo e Renato Júnior, o terceiro.

Encerrando o sábado de competições a classe Super Cadete tomou o traçado com sete competidores. Ginaluca Petcoff marcou a pole-position e venceu a primeira corrida seguido por João Pedro Correa e Raikkonen Sakzenian. Na segunda prova foi a vez de Correa vencer seguido por Petcoff e Márcio Mello Filho.

O Light retornará ao cenário das competições no mês de abril. Neste mesmo kartódromo Aldeia da Serra as disputas da terceira etapa terão vez no dia 14.

Foto: Ricardo Fávaro

Comments are closed.