Quick News

URacer Banner

Na Copa Brasil de Kart, Gianluca Petecof conquista segundo título nacional na Júnior Menor


| 8 anos atrás | Por:

Três meses depois de se tornar campeão brasileiro de kart, paulista de dez anos faturou seu segundo troféu de nível nacional nesta temporada graças a uma pilotagem segura e precisa durante as 25 voltas da finalíssima em Vespasiano
Em pleno Dia das Crianças, a estrela de Gianluca Petecof brilhou mais uma vez em 2013. O campeão brasileiro de kart na categoria Júnior Menor mostrou que não é o detentor do título por acaso. Três meses depois de faturar o troféu mais importante da sua carreira até o momento, o paulista, aos dez anos, conquistou seu segundo campeonato de nível nacional na temporada, a Copa Brasil de Kart. Na manhã do último sábado (12), no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (região metropolitana de Belo Horizonte), o piloto da ONS Motorsport se destacou desde o início da bateria final, de 25 voltas, e graças a uma grande largada e uma pilotagem bastante sólida de ponta a ponta, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, conquistando assim o título de campeão da Copa Brasil.

O triunfo de Gianluca em Vespasiano coroa uma preparação bastante intensa nos últimos meses. Afinal, o jovem piloto disputou nada menos do que cinco competições em seis finais de semana, com participações em duas etapas da Copa São Paulo Light, além do Super Kart Brasil 13 e da Formula Minas, que serviu como prévia para a Copa Brasil, sendo disputada também em Vespasiano. A presença de Gianluca em Minas Gerais para se ambientar ao traçado de 1.200 metros foi considerada pelo próprio piloto como fundamental para o sucesso neste fim de semana. Antes disso, em maio, ele havia participado também do GP Nacional, realizado no mesmo circuito mineiro.

Campeão das duas principais competições nacionais em 2013, Petecof sacramenta assim uma grande temporada no seu primeiro ano na categoria Júnior Menor, fazendo de maneira muito bem-sucedida a transição para os karts maiores e competindo contra pilotos mais velhos, entre 12 e 13 anos.

Com uma vitória e um quarto lugar nas baterias classificatórias, que aconteceram na sexta-feira, o paulista garantiu seu lugar na primeira fila do grid de largada na grande final. Na prova decisiva, Petecof fez belíssima largada e logo assumiu a liderança da corrida. Daí pra frente, segurou um rol de 19 adversários bastante competitivos, dominou a peleja até o fim e impôs seu ritmo sem dar chances aos adversários durante todas as 25 voltas da bateria derradeira em Vespasiano para conquistar uma vitória categórica.

Após o título da Copa Brasil, Gianluca terá mais alguns desafios pela frente em 2013. No começo de novembro, ele volta às pistas para a disputa da nona etapa da Copa São Paulo Light. Três semanas depois, Petecof viaja para os Estados Unidos, onde vai competir no prestigiado Skusa Super Nationals, em Las Vegas. De volta ao Brasil, o piloto participa da etapa final da Copa São Paulo Light, no dia 7 de dezembro em Interlagos. Por fim, o paulista corre a Copa das Federações, no Kartódromo Beto Carrero em Penha, Santa Catarina.

Gianluca Petecof:

“A conquista da Copa Brasil foi incrível, talvez até mais que a do Brasileiro. A final foi muito disputada. Fiz uma grande largada e consegui tomar a ponta no começo, mas não foi fácil, já que tive que guiar no limite o tempo todo, sabia que meus adversários vinham fortes também. Foi uma prova muito longa, difícil, mas consegui manter a liderança e um bom ritmo, então só posso ficar feliz, ainda mais porque não tinha um retrospecto bom aqui, mas consegui reverter isso graças a muito trabalho. Conquistar dois títulos nacionais no meu primeiro ano na Júnior Menor é simplesmente fantástico.”

Apoio:

“Quero agradecer muito ao Onassis (chefe de equipe) e ao Dennis Dirani (coach), que se empenharam muito em dar o melhor aprendizado possível sobre o kartódromo, que é um dos mais difíceis do Brasil, nosso mecânico Pião, que trabalhou demais para achar o melhor acerto, à RBC Preparações, que batalhou para entregar um ótimo motor e um ótimo equipamento no fim de semana, à Birel Sudam e também à minha família, que está sempre ao meu lado.”

Copa Brasil de Kart, categoria Júnior Menor (dez primeiros/total de 20 pilotos):

1) 110-Gianluca Petecof, 23:10.636, 25 voltas
2) 023-Caio Collet , +2.251
3) 818-Arthur Leist +2.495
4) 050-Yanni Fontana, +2.828
5) 008-Ricardo Medeiros, +10.965
6) 121-Arthur Vargas, +11.379
7) 025-Samuel Gontijo, +13.056
8) 123-Gustavo Jorgeq, +13.637
9) 080-Gabriel Paturle, +17.549
10) 007-Juan Andreu Neto, +22.136

 

Comments are closed.