Entrevistas

4BTS

Mundial de Kart X30 World começou com 10 brasileiros na disputa


| 8 anos atrás | Por:

Kartódromo Actua Karting, em Lyon, na França, recebe 280 pilotos para a competição monomarca

O Kartódromo Actua Karting, nos arredores da cidade de Lyon, região central da França está sediando desde a última quarta-feira (16), até o próximo domingo (20) as disputas da segunda edição do Mundial de Kart X30 World. A competição, também chamada de IAME International Final é uma prova monomarca, que reúne pilotos dos cinco continentes, disputando com o mesmo motor modelo X30 os títulos das categorias Junior (13 a 15 anos), Sênior (16 a 31 anos), Master (32 anos ou mais) e Shifter.

O sucesso auferido pela marca italiana de motores ao redor do mundo fez com que a competição conseguisse um incremento de quase 40% em relação ao número de inscritos do último ano. O empenho de representante continentais e a grande cobertura dada pelos veículos de comunicação foram, sem dúvida, primordiais para este sucesso.

No Brasil o X30 World foi muito comentado em virtude do GP Nacional de Kart. O Campeonato, disputado no Kartódromo RBC Racing, no mês de maio, ofereceu aos campeões das categorias Júnior (Gabriel Leão), Sudam (Matheus Leist) e Super Sênior (Fernando Buzollo) a possibilidade de disputarem, com tudo pago, a competição internacional da IAME.

Além deles, vários competidores demonstraram interesse em competir e, desta forma, a IAME do Brasil em parceria com a RBC Preparações de Motores e a IAME Spa., da Itália, se uniram para conseguir um pacote atrativo em termos de preço e competitividade para que os pilotos pudessem participar desta importante prova na Europa.

Sérgio Sette Câmara, campeão em 2012 na classe Junior, está competindo com o time que disputa as provas na Europa, a ART Grand-Prix. Jorge Busato, atualmente radicado na China, corre com a PDB. Os demais brasileiros ocupam as três tendas da equipe Eurokarting, da Bélgica. Eles competem com chassis LH – Lewis Hamilton (linha assinada da CRG). Todos utilizam motores X30 e pneus Komet, fabricados pela brasileira MG Pneus apenas para o mercado internacional.

A programação oficial da competição teve treinos livres na quarta e na quinta-feira. Hoje, pela manhã, foram realizadas as tomadas de tempos e, nesta tarde, os karts tomam o traçado para as disputas das primeiras corridas classificatórias. O sábado será completamente dedicado à complementação das classificatórias e, finalmente, no domingo, serão disputadas as corridas Prefinal e Final.

Toda a programação têm o livetiming dos tempos disponível em: http://goo.gl/oQepIu

Conheça a Delegação Brasileira, seus números e suas categorias:
1) Matheus Tobias Leist – X30 Junior – #118
2) Gabriel Leão Almeida – X30 Junior – #80
3) Sérgio Sette Câmara – X30 Junior – #1
4) Pedro Cardoso – X30 Junior – #43
5) Mike Kertesz – X30 Junior – #95
6) Julio Almeida Wolff – X30 Senior – #70
7) Antônio Matiazi – X30 Senior – #71
8) Leonardo Nienkotter – X30 Master – #21
9) Fernando Buzollo – X30 Master – #33
10) Jorge Busato – X30 Master – #12

Fotos: Flávio Quick – Divulgação

Comentários