Mineiro de Kart | F-Minas

Mineiro de Kart, com Seletiva Petrobras, agitou o sábado no RBC Racing


| 8 anos atrás | Por:
Foto: Flávio Quick

Foto: Flávio Quick

Quarta rodada do ano teve as corridas válidas pela sétima e oitava etapas do Campeonato

O Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu neste sábado (29) pilotos e equipes de várias partes de Minas e até mesmo de outros estados para as disputas da quarta rodada do Campeonato Mineiro. As provas, válidas pela sétima e oitava etapas da temporada, transcorreram sem incidentes num dia de céu aberto e muito calor.

A programação foi dividida entre as categorias Cadete, F-400, Super Master e Sprinter. Esta última, aberta a pilotos da Júnior, Novato e Graduado, teve como incentivo extra a classificação para a final da Seletiva de Kart Petrobras, competição que, ao final da temporada, oferece ao seu vencedor um prêmio de R$ 123 mil.

As disputas foram bastante acirradas desde o começo do dia. Os garotinhos da Cadete já entraram na pista dando a tônica do que seria a disputa. Na primeira bateria os três primeiros logo se distanciaram dos demais e, na segunda metade da prova, apenas os dois líderes vinham na briga pela primeira posição. Na penúltima curva, porém, um acidente acabou tirando os dois primeiros da briga e dando a vitória ao piloto que vinha mais atrás, em terceiro. Pedro Rosa foi o vencedor trazendo consigo Pedro Benz em segundo e Edson Las Casas, em terceiro. Na segunda bateria a mesma competitividade da primeira prova foi vista, porém, Rosa conseguiu vencer novamente. Desta vez a segunda posição ficou com Rafael Araújo e, Pedro Benz, ficou com o terceiro lugar.

Foto: Flávio Quick

Foto: Flávio Quick

Provas bastante acirradas também foram as que reuniram os pilotos da F-400. Com o tempo de 59s064 a pole-position ficou com Daniel Cançado. Após uma boa largada ele conseguiu se manter no primeiro posto. Porém, no decorrer da corrida, seu equipamento passou a perder um pouco de rendimento, permitindo assim, que ele fosse ultrapassado por alguns concorrentes. Após uma intensa briga pela primeira posição quem acabou vencendo a prova foi André Novaes, muito pressionado por William Hoepers, que veio em segundo. Cançado cruzou a linha d chegada em terceiro. Na segunda bateria as disputas foram ainda mais intensas. Em determinados momentos da prova seis pilotos formavam o primeiro pelotão trocando de posições a todo instante. A cinco voltas para o final, porém, Breno Lima acabou assumindo a liderança e, aproveitando-se das brigas intensas, conseguiu abrir pouco mais de um segundo o que, desse modo, lhe garantiu a condição de seguir sem ameaças até a bandeirada final. Hoepers chegou novamente em segundo e Diogo Del Sarto foi o terceiro colocado.

Na sequência das competições deste sábado a classe Super Master veio à pista com um grid composto por oito competidores. O pole-position foi Bruno Fusaro que registrou o tempo de 53s651, marca que foi cerca de um décimo mais veloz que os demais concorrentes. Na corrida, após boa largada, Bruno conseguiu se manter na primeira posição. Sem concorrentes à sua frente ele logo abriu certa vantagem. Porém, vindo da última posição, José Eduardo Fusco impunha um ritmo impressionante e volta à volta, ele escalava o pelotão. A seis voltas para o final ele assumiu a segunda posição e, na penúltima volta, ele ultrapassou Fusaro para não mais perder a liderança até a bandeirada. Fusaro chegou em segundo e Leonardo Silva, em terceiro. Laragando lado a lado, na segunda bateria, Bruno e Fusco novamente fizeram uma bela corrida. Isolados do restante do pelotão os pilotos se ultrapassaram por várias vezes durante a prova, mas, ao final, Fusco venceu novamente, novamente com Fusaro em segundo. Desta vez o terceiro lugar ficou com Glaydson Cardoso.

Foto: Flávio Quick

Foto: Flávio Quick

Encerrando as rodadas de competição, não por acaso, aconteceram as duas provas da categoria Sprinter, que seriam válidas para a classificação para a Seletiva Petrobras. Na pista pilotos de Minas, São Paulo, Goiás e Distrito Federal se enfrentaram de igual para igual. Radicado atualmente na cidade de Barueri o mineiro Paulo Victor Lima saiu na frente da disputa ao garantir a pole-position, com o tempo de 52s863, tempo que foi apenas três milésimos mais rápido que o do segundo colocado, Pedro Fortes. Na corrida, contudo, o que se viu foi um rendimento muito próximo dos karts que compuseram o primeiro pelotão. Paulo, Pedro e Cristian Rock se alternaram nas três primeiras posições. Nas três últimas voltas, porém, Fortes conseguiu abrir pequena vantagem e assim seguiu até a bandeirada final. Paulo chegou em segundo e Rock, em terceiro. Na segunda bateria a história foi um pouco diferente. Antônio Furlan Neto, que havia largado da quarta posição, logo na segunda volta já aparecia em primeiro lugar. Enquanto os demais pilotos o seguiam pressionando. Até a décima volta o primeiro pelotão foi formado por quatro karts. Na segunda metade da corrida Paulo Victor conseguiu assumir a ponta e, enquanto os concorrentes brigavam, conseguiu abrir um pouco. Pedro Fortes, porém, conseguiu se desvencilhar das disputas e, num ritmo impressionante, passou a buscar o líder. Porém, com rendimentos muito próximos, Pedro não conseguia tirar muita diferença a cada volta e, com isso, Paulo Victor conseguiu se manter na primeira posição até a bandeirada final. Pedro chegou em segundo e Furlan, em terceiro. Pela soma dos pontos, que considerou também a pole-position e a melhor volta das duas corridas, Paulo Victor ficou com a vaga para a Seletiva Petrobras.

Foto: Flávio Quick

Foto: Flávio Quick

O Mineiro de Kart entra em recesso neste mês de julho quando serão disputadas, em Serra-ES e Eusébio-CE as duas fases do Campeonato Brasileiro de Kart. A quinta rodada do Mineiro será também disputada no RBC Racing, no dia 17 de agosto.

Fotos: Flávio Quick

Assessoria de Comunicação da Federação Mineira de Automobilismo
Assessoria de Comunicação da RBC Preparações de Motores
Quick Comunicação e Marketing

Comments are closed.