Quick News

Hotel oficial da Copa SP Light de Kart

João Vieira começou a Copa SP Light 2013 largando na frente


| 8 anos atrás | Por:
Foto: Flávio Quick

Foto: Flávio Quick

Piloto de Palmas fez a pole-position e foi ao pódio da primeira rodada do ano

Após a boa estreia no Super Kart Brasil o piloto tocantinense João Vieira (Kart Mini | Nova Era Móveis Escolares) permaneceu a última semana em São Paulo onde, neste sábado, no mesmo Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, disputou a rodada dupla de abertura da Copa São Paulo Light de Kart.

Desta vez, com atenção exclusiva à categoria Graduado, o piloto desenvolveu o novo motor IAME MY-2013, equipamento que recebeu apenas na tarde de quinta-feira. Tanto na prova do Super Kart Brasil, na semana anterior, como durante todos os treinos da semana, o piloto utilizou o motor antigo, com que competiu durante todo o ano de 2012.

Com pouquíssimo tempo para sua adaptação ao novo equipamento, principalmente em virtude da chuva que lhe impediu de treinar na tarde de sexta-feira, o piloto seguiu para a tomada de tempos ainda sem conhecer bem o novo motor com que iria competir.

Usando de toda a sua experiência e arrojo Vieira partiu para a tomada de tempos. Muito concentrado o piloto conseguiu registrar uma volta muito rápida e, com o tempo de 50s721 ele ficou com a pole-position da categoria, com uma apertada margem de 37 milésimos para o segundo colocado.

Nas duas corridas, por sua vez, o tocantinense teve pequenos problemas, mas, que foram suficientes para impedi-lo de lutar pela primeira posição. Na primeira bateria, após uma boa largada, o piloto seguia na primeira posição até a metade da corrida quando, de repente, seu kart passou a perder um pouco de rendimento em relação aos demais. Ele perdeu três posições, conseguiu se manter ainda na pista e finalizou a prova no quarto lugar. Nos boxes, mais tarde, a equipe detectou que a quebra na mola de retorno do carburador mantinha seu kart acelerado, o que lhe obrigava a frear bem mais cedo em todas as curvas. Na segunda bateria, por sua vez, o piloto resolveu este problema, mas, novamente, teve problemas durante a prova. Neste caso, porém, ele ainda conseguiu finalizar uma posição à frente, terminando no terceiro posto. Nesta segunda corrida a perda de rendimento foi ocasionada pela quebra da palheta que recebe a mistura ar/combustível no motor. Pela soma dos dois resultados o piloto finalizou a etapa com 15 pontos e garantiu o quarto lugar.

“Tivemos uma semana de muito trabalho aqui em São Paulo. Treinei bastante, mas, infelizmente, somente recebemos o novo motor na tarde de quinta-feira, o que atrasou bastante o nosso trabalho. Mesmo assim, consegui um bom trabalho na tomada e fiz a pole. Dois problemas pequenos me impediram de lutar pela vitória, mas, tenho certeza que nas próximas corridas vou com tudo para vencer”, comentou o piloto de 15 anos.

Fotos: Flávio Quick – Divulgação

Assessoria de Comunicação do piloto João Ricardo Vieira
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabiola Cadar

Comments are closed.