GP Nacional de Kart RBC

MG Tires Banner

GP NACIONAL DE KART terá várias novidades em 2012


| 9 anos atrás | Por:
Foto: Flávio Quick - Daniel Cançado é o atual Campeão Mineiro da classe F-400 e já está confirmado para a edição 2012 do GP Nacional.

Foto: Flávio Quick - Daniel Cançado é o atual Campeão Mineiro da classe F-400 e já está confirmado para a edição 2012 do GP Nacional.


Prova será disputada entre 23 e 25 março, no Kartódromo RBC Racing

Faltando exatamente um mês para a realização do GP Nacional de Kart 2012 a expectativa toma conta de pilotos e equipes que pretendem disputar a primeira competição nacional da temporada. A exemplo do que aconteceu nos dois últimos anos o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano – MG, será o palco das disputas que serão realizadas entre os dias 23 e 25 de março.

 

Para a competição deste ano algumas medidas foram tomadas com o objetivo de atrair cada vez mais participantes assim como facilitar a vida dos pilotos que, em virtude de compromissos profissionais, acabavam sendo prejudicados pela extensa programação do evento.

 

Deste modo, a primeira modificação foi na extensão do evento. A partir de agora a prova terá apenas três dias de atividades de pista tendo o seu início oficial na quinta-feira, dia 22 de março, com a lacração de equipamentos e sorteio de motores e pneus. Na sexta-feira, dia 23, a pista será aberta e terá as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior e Super Cadete fazendo suas atividades no primeiro turno. Na parte da tarde, então, entram na pista as categorias Novatos, Graduados, Sênior “A”, Super Master e F-400. Na sexta-feira serão realizadas três sessões de treinos livres de 20 minutos.

 

No sábado, dia 24, os pilotos participarão das tomadas de tempos e das duas primeiras corridas, sendo uma classificatória e uma Pré-Final. No domingo, 25, os karts voltam à pista apenas para as Finais.

 

“Resolvemos inovar na programação do evento de maneira a facilitar a vida dos competidores de fora. Um piloto Sênior, por exemplo, pode trabalhar normalmente até na quinta-feira e viajar para cá na sexta, pela manhã, já que suas atividades de pista serão iniciadas apenas às duas da tarde. Nos baseamos em um molde de horários que tem funcionado muito bem em grandes competições no exterior em que, parte dos treinos, é realizada no período noturno. Como temos uma boa iluminação aqui e, a partir deste mês, contamos com gerador próprio, não teremos nenhuma restrição quanto a isso”, explicou Rafael Cançado, diretor do Kartódromo RBC Racing.

 

Outra fato bastante importante é que os valores de inscrição serão mantidos os mesmos operados em 2011, conforme cada categoria. Porém, ao invés de duas, serão realizadas três corridas para cada classe.

 

Pneus – As categorias Júnior, Graduados e Sênior “A” irão competir com os compostos de selo Amarelo da MG Pneus. As demais categorias com os de selo Vermelho.

 

Motores – Com exceção de Júnior e Graduados, que competirão com motores próprios, as demais categorias irão competir com motores equalizados e sorteados pela RBC Preparações. Cabe ressaltar uma informação importante: Nestas categorias de motores sorteados os pilotos terão o crédito de uma troca de motor sem o prejuízo da perda de posição.

 

Televisão – Mais uma inovação do GP Nacional

 

A Federação Mineira de Automobilismo e o Kartódromo RBC Racing firmaram uma parceria com o canal ESPN Brasil. As imagens capturadas durante o GP Nacional serão editadas e darão lugar a um programa com uma hora de duração que será exibido no canal já no mês de abril.

 

A empresa Y.Mídia, produtora com larga experiência em eventos esportivos, foi contratada para gerar as imagens assim como preparar entrevistas e material de apoio em um estúdio que será montado dentro do próprio kartódromo.

 

Vale lembrar que a ESPN Brasil é um dos mais tradicionais canais na cobertura de esportes. Com origem nos Estados Unidos o canal veio para o país em meados dos anos 90 com a chegada dos primeiros pacotes de TV à cabo. Atualmente ele está disponível nos pacotes das principais operadoras do Brasil.

 

Premiação – A FMA e a RBC estão trabalhando junto à algumas empresas afim de proporcionar ainda mais benefícios para os pilotos. Estão sendo negociadas premiações para todas as categorias que, sendo concretizadas, somarão um significativo valor total de bonificação.

 

“O GP Nacional de Kart já se tornou uma tradição para nós. A cada ano trabalhamos em sua elaboração com vistas a torná-lo mais atrativo para os times e competidores. Acredito que, mais uma vez, iremos conseguir surpreender a todos com uma competição de alto nível, grande competitividade e muito respeito aos verdadeiros artistas do esporte”, enfatizou Pedro Sereno, presidente da FMA.

 

Na próxima segunda-feira, dia 27 de fevereiro, o regulamento completo da competição será divulgado através das páginas eletrônicas da FMA (fma.com.br) e da RBC Preparações (rbcpreparacoes.com.br). Nesta data também serão abertas as inscrições que terão atrativas escalas de descontos para os primeiros inscritos.

 

Foto: Flávio Quick – Daniel Cançado é o atual Campeão Mineiro da classe F-400 e já está confirmado para a edição 2012 do GP Nacional.

 

 

Comentários