Quick News

Gabriel Leão, de Unaí – MG, conquistou o III GP Nacional de Kart


| 9 anos atrás | Por:
Foto: Flávio Quick

Foto: Flávio Quick

Piloto de 14 anos, que compete há seis, chegou à sua primeira conquista nacional

No último sábado (25) o Kartódromo RBC Racing, na cidade de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu as provas finais do III GP Nacional de Kart IAME/RBC e, na categoria Sprinter, destinada a pilotos das classes Júnior e Novatos, teve como legítimo campeão o piloto Gabriel Leão Almeida, de Unaí – MG.

Atualmente com 14 anos, Gabriel compete desde os oito anos de idade. Residente na região oeste do estado de Minas Gerais, na cidade de Unaí, o piloto desenvolveu sua carreira quase que completamente na Centro-Oeste do país. Dentre provas em Goiânia (GO), Brasília (DF), Itumbiara (GO) e Palmas (TO) ele se desenvolveu bastante como piloto e teve como pontos altos de sua carreira as conquistas dos Campeonatos Centro-Oeste e Goiano nos anos de 2011 (Júnior Menor) e 2012 (Júnior). Outro resultado muito comemorado foi a quarta posição no Brasileiro de Kart de 2008, quando ainda disputava as provas da categoria Cadete.

Gabriel, que atualmente cursa a primeira série do Ensino Médio, chegou ao GP Nacional realmente para buscar o título. Neste espírito ele esteve rápido desde o primeiro dia de atividades, dedicado completamente aos treinos livres, e terminou a terceira e última sessão como o mais veloz ao registrar o tempo de 54s537.
No dia seguinte o piloto voltou à pista para a tomada de tempos e, na sequência, as duas corridas classificatórias. Na sessão classificatória a aderência da pista tinha mudado bastante em relação ao dia anterior. Os tempos pioraram quase um segundo e Leão não conseguiu se adaptar muito bem registrando apenas o sétimo lugar para a primeira classificatória. Na corrida, após tomar um toque, o jovem de Unaí caiu para a última posição do pelotão. Determinado, porém, ele conseguiu superar vários concorrentes para receber a bandeirada em sétimo. Na segunda bateria, ainda na sexta, Gabriel conseguiu recuperar mais uma posição e finalizou as 15 voltas em sexto. Com nove pontos conquistados ele seguiu para a final com o quinto lugar do grid, abrindo a terceira fila.

Após uma boa largada, ainda na primeira curva, Gabriel recebeu um toque na traseira de seu kart, rodou e caiu para a última posição novamente. Determinado e literalmente “com a faca nos dentes” o piloto começou sua corrida de recuperação. Imprimindo um ritmo impressionante ele não demorou para chegar novamente ao pelotão e começar a sua recuperação. Com ultrapassagens arrojadas, mas, principalmente leais, o piloto superou nove concorrentes e recebeu a bandeirada na quarta posição. Gabriel registrou ainda a volta mais rápida da corrida com o tempo de 54s479. Contudo, após a vistoria técnica, os três primeiros colocados foram desclassificados por irregularidades em seus equipamentos, deixando, desta maneira, Leão com o título de campeão. Além da conquista o piloto garantiu também o direito de disputar o Campeonato Mundial X30 World, na França, com todas as despesas pagas pela IAME e MG Tires.

“Estou realmente muito feliz. Na largada da final tomei um toque e caí para último. Acreditei em mim e no equipamento, me mantive sem desistir até o final e terminei em quarto após muita luta. Independente dos outros, o meu equipamento estava todo certo e só tenho a agradecer ao meu preparador Chitão pelo excelente equipamento que me deu. Não acho de forma alguma que o título caiu em meu colo. Desde o treino livre eu estive sempre entre os mais rápidos. Estou muito feliz e quero representar a nossa bandeira com todo o orgulho no Mundial da França. Aproveito para parabenizar a todos os organizadores pelo altíssimo nível do campeonato em termos de organização e competitividade. Sinceramente um dos mais difíceis do país”, finalizou o jovem de 14 anos.

Fotos: Flávio Quick – Divulgação

Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabiola Cadar
Quick Comunicação e Marketing
Fone: +5531 9955-1420 / Nextel: 55*88*2006
E-mail: quick@quickcomunicacao.com.br

Comments are closed.