Copa São Paulo Light

Blue Tree Premium Alphaville

Final do Light trouxe emoção ao Kartódromo de Interlagos


| 9 anos atrás | Por:
Petecof e Leist comemoram o título e o vice-campeonato na Super Cadete.

Petecof e Leist comemoram o título e o vice-campeonato na Super Cadete.

Última rodada do ano teve até piloto de F1 competindo na pista paulistana

Em um dia de extremo calor e muita competitividade a Copa São Paulo Light de Kart realizou a última rodada dupla da temporada. As provas, válidas pela 19ª e 20ª etapas do Campeonato, foram disputadas no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na Zona sul de São Paulo, e reuniu quase 140 pilotos em nove categorias.

Por se tratar da última rodada do ano, todas as categorias definiram os seus campeões e, deste modo, a competitividade esteve em alta durante todo o dia. Conquistaram os títulos, realmente, os pilotos que mais se destacaram e mantiveram a regularidade durante toda a temporada.

Além dos tradicionais pilotos do Light vários competidores de outras partes do país estiveram nesta rodada com vistas à se prepararem para o GP RBC de Kart, que foi realizado no dia seguinte. Também esteve na competição, disputando as corridas na categoria Sênior, o test-driver da Pirelli, na F-1, o brasileiro Lucas DiGrassi.

Como tradicionalmente acontece a categoria Mirim abriu as rodadas de competição. Desta vez, o dia foi marcado por um único nome. Com um kart muito bem ajustado e extrema tranquilidade na pista o piloto Leonardo Ruffino fez a pole-position, venceu das corridas do dia e, com isso, garantiu o título do Campeonato 2012. Pedro Braga, do Rio de Janeiro, ficou com o vice-campeonato.

A Cadete, que teve suas corridas na sequência, teve duas baterias de arrepiar. A briga pelo campeonato estava direta entre três competidores e eles, por sua vez, fizeram de tudo para garantir os títulos. Diego Ramos, por sua vez, conseguiu uma bela atuação na tomada de tempos e garantiu a pole. Na corrida, após algumas trocas de posição, quem levou a melhor foi Guilherme Peixoto, que venceu a prova. Na segunda bateria, entretanto, Ramos conseguiu superar Guilherme e ficou com a vitória. Com o resultado o título ficou então com Diego Ramos. Gianluca Petecof foi o vice-campeão.

Brigas intensas marcaram as duas provas da Júnior Menor. Em um ano de muito crescimento quem fez a pole foi o piloto Allan Croce. Mesmo fora da disputa do título ele mostrou seu valor e, com 54s343 ficou com o primeiro lugar na grid. Nas corridas, porém, a história foi diferente. A briga pelo Campeonato falou mais alto e Paulo Victor Lima venceu a primeira, com Juan Crespi, vencendo a segunda corrida. Pela soma dos resultados o mineiro Paulo Victor Lima ficou com o título do Light seguido por Yanni Fontana, o vice-campeão.

A categoria Júnior trouxe para esta etapa 16 competidores e, como compete com motores preparados, a tensão do lado de fora da pista também era muito grande. Matheus Leist, com um equipamento muito veloz, fez a pole-position. Na primeira corrida, porém, ele acabou sendo superado por Pietro Rimbano, que venceu a corrida. Na segunda prova do dia, por sua vez, Leist conseguiu se recuperar e venceu. Quem se deu melhor com isso, na disputa pelo título, foi o próprio Rimbano que acabou ficando com o título. Vinícius Paparelli ficou com o vice-campeonato.

Disputa bastante acirrada também estava acontecendo na classe Sprinter. Quatro pilotos tinham chances diretas de ser campeão e, devido a inexperiências dos competidores, tudo era esperado. Gustavo Dal Pizzol, porém, acabou marcando a pole-position e vencendo a primeira prova. Na segunda corrida, por sua vez, Matheus Iorio competiu com garra, superou seus concorrentes e venceu. Com o resultado ele pôde comemorar o título da temporada. A segunda posição no Campeonato foi para Eduardo Rangel.

Passado o intervalo do meio do dia as categorias da tarde tomaram à pista para suas tomadas de tempos e, em seguida, as duas baterias. Brigando pelo título Alan Synthes preferiu não correr o risco e, com uma volta muito rápida, garantiu a pole. Na primeira corrida, contudo, não conseguiu suportar aos ataques do experiente piloto Lucas Di Grassi. Mostrando-se ainda muito veloz nos pequenos carrinhos Di Grassi fez uma bela corrida e venceu. Na segunda prova, por sua vez, foi a vez de Diogo Zucarelli mostrar que também queria o título e, com belas ultrapassagens, ficou com a vitória. Na soma dos resultados, porém, o título ficou com Synthes e Fernando Oizumi ficou com o vice-campeonato.

A disputa da Super Cadete estava polarizada entre dois pilotos que, da mesma foram, se debateram o ano inteiro na briga pelo Campeonato. A pole foi feita por Paulo Coelho que, fora da disputa pelo título, não tomou conhecimento dos adversários e partiu da liderança. Gianluca Petecof e Arthur Leist, por sua vez, se estudaram muito na pista e procuraram a todo o momento garantir o melhor resultado para o título. Leist fez a parte dele e venceu as duas corridas. Porém, nem mesmo isso foi suficiente para evitar que o título ficasse nas mãos de Petecof. Leist garantiu o vice-campeonato.

O maior grid desta última rodada do Light, mais uma vez, foi formado pelos experientes competidores da Super Sênior. 21 pilotos estiveram na pista e, com muita velocidade, buscaram os melhores resultados. André Matinha fez a pole-position, mas, Marcos Peli foi quem dominou a rodada vencendo as duas corridas. Em uma prova que só pensou no resultado do Campeonato, José Augusto Dias fez dois terceiros lugares e, com isso, garantiu o título da temporada. Júnior Oliveira foi o vice-campeão.

Vivendo um momento especial da temporada a categoria Graduado coroou a boa fase de um piloto. Vindo da conquista da Seletiva de Kart Petrobras e da Copa das Federações de Kart, na última semana, João Vieira, do Tocantins, não tomou conhecimento dos adversários e, com completo domínio da rodada ele fez a pole-position e venceu as duas corridas diante de um grid formado por 16 competidores. O título, porém, foi para o paranaensa John Louis e o vice-campeonato ficou com Alain Sisdelli.

Fotos: Flávio Quick – Divulgação

Assessoria de comunicação da RBC Preparações de Motores Ltda
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabiola Cadar

Comments are closed.