Quick News

Corsa Racing Banner

Copa das Federações: Primeiro dia de corridas indicou os favoritos aos títulos


| 8 anos atrás | Por:
Bruno Fusaro venceu na Super Sênior e surge como favorito.

Bruno Fusaro venceu na Super Sênior e surge como favorito.

Mineiros e Paulistas continuam entre os pilotos com mais vantagem

Nesta sexta-feira (30) tiveram início as corridas da Copa das Federações de Kart. A competição, que está sendo disputada no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, na região da Grande Belo Horizonte, conta com a participação de 164 pilotos de 14 estados brasileiros.

Depois de dois dias dedicados aos treinos e tomadas de tempos, finalmente os karts entraram na pista para as primeiras corridas da competição. Conforme determina o regulamento os Campeões serão conhecidos amanhã (1º de dezembro), pela soma dos resultados das corridas de hoje e da final, de amanhã.

Em um dia de muito calor e temperaturas que ultrapassaram a barreira dos 30 graus, pilotos e equipes das 11 categorias que compõe o evento tiveram muito trabalho para se garantirem na frente e prepararem, de certa forma, suas estratégias para as finais de sábado.

Alguns pilotos confirmaram o favoritismo dos treinos e venceram as provas de suas baterias. Em outros casos, surpresas surgiram deixando os líderes dos treinos para trás, mais que isso, em outras situações, pilotos que lideravam, tiveram problemas ou sofreram toques, perdendo as chances de vitória.

A briga entre os estados permanece com larga vantagem para os pilotos da casa. Minas Gerais acumulou cinco vitórias (Júnior Menor, Sênior “B”, Super Sênior, Sudam Júnior, F4) contra duas de Rio de Janeiro (Mirim, Graduado) e São Paulo (Júnior, Novato). Paraná (Cadete) e Rio Grande do Sul (Sênior “A”) ficaram com uma cada.
Amanhã a programação começa as oito horas, com os treinos de aquecimento. As nove horas será realizado um desfile de apresentação dos pilotos e, na sequência, começam as corridas. As provas das categorias da manhã terão seu início às 10:15 e, as da tarde, às 15h.

Confira o resumo das corridas de todas as baterias:

Cadete
A classe com o maior número de pilotos desta edição da Copa das Federações teve uma corrida muito agitada. Após uma largada sem incidentes, nas duas primeiras curvas, os pilotos logo se separaram em dois grandes e proporcionaram uma corrida de várias ultrapassagens. Gustavo Jorge conseguiu se manter na frente nas últimas voltas e comemorou a primeira vitória do dia.

Júnior Menor
Paulo Victor Lima, após largar da pole-position, liderava a corrida de sua classe. Com bom ritmo ele logo abriu enquanto que Leonardo Resende se destacava em corrida de recuperação. Na metade da prova, porém, quando Resende já vinha na segunda posição, um problema no cabo de acelerador de Paulo Victor o fez perder a liderança e cair várias posições. Resende assumiu a liderança e, com seguidas voltas rápidas, abriu mais de nove segundos de vantagem para comemorar a sua vitória.

Júnior
Após largar da pole-position o mineiro Sérgio Sette Câmara foi tocado na largada e perdeu várias posições. Com isso Pietro Rimbano assumiu a liderança. Enquanto ele abria um pouco Pedro Piquet, Bruno Bertoncello e Mauro Auricchio brigavam pela segunda posição. Com o pára-choques quebrado Auricchio abandonou. Sem pressão Rimbano levou seu kart, com tranquilidade, até a bandeirada final.

Mirim
A corrida da Mirim foi extremamente disputada. Após uma largada tranquila todos os pilotos na pista se uniram em um único pelotão até a metade da bateria. Depois disso os karts passaram a se espalhar em dois grupos e então a briga pela liderança ficou polarizada entre Gabriel Crepaldi e Pedro Braga. Ao final das 15 voltas, porém, o vencedor foi Braga, com quase dois segundos de vantagem para o segundo colocado.

Novatos
A última corrida da manhã reuniu fortes emoções e vários líderes. Após partir da primeira posição Júlio Wolff parecia tranquilo e abria na liderança quando, de repente, o pára-choques de seu kart se soltou e, com isso, o piloto foi chamado para corrigir o problema no parque fechado. Melhor para Arthur Oliveira e Flávio Neto que, com isso, pularam para a ponta e travaram um grande duelo pela vitória. Ao final, por uma diferença de apenas dois décimos, Oliveira ficou com a vitória.

Graduado
O pole-position Olin Galli não conseguiu segurar a pressão dos fortes adversários na largada e, com isso, caiu para a terceira posição ainda na largada. Contudo, com uma “tocada” muito precisa e arrojada ele não demorou muito para superar seus concorrentes, voltar para a primeira posição, e vencer a prova com considerável vantagem para o segundo colocado.

Sênior “B”
Corrida eletrizante aconteceu nesta classe que teve o paulista Fernando Oizumi largando da primeira posição. Fernando Buzollo, que havia largado na terceira posição, travou com Mauro Neuenschwander uma batalha pelo segundo lugar enquanto o primeiro colocado abria distância. Buzollo, porém, após superar Mauro seguiu muito rápido na busca por Oizumi. Volta a volta ele era mais rápido e, nas últimas voltas, travaram um verdadeiro pega pela liderança. Buzollo acabou vencendo, com quase dois segundos de vantagem para Mauro, que chegou em segundo.

Sênior “A”
Também nesta categoria a luta pela primeira posição ficou polarizada entre dois pilotos. Na verdade, entre duas fábricas de chassis. Dudu Dieter (Techspeed) e Alan Synthes (Mini) fizeram uma corrida à parte dos demais e, por algumas vezes, se revezaram na ponta. Diogo Zucarelli ainda participou da briga no começo, mas, após um acidente, foi obrigado a abandonar. Dieter e Synthes abriram muito do terceiro colocado e, lá na frente, a definição da vitória aconteceu nas últimas voltas, com a primeira posição ficando com Dieter, com apenas meio segundo de vantagem.

Sudam Júnior (Seletiva Troféu Academia | Copa das Américas)
A corrida da classe Sudam Júnior teve o mineiro Sérgio Sette Câmara como vencedor. Após partir da pole o piloto caiu para a terceira posição, atrás de Matheus Leist e Pietro Rimbano. Com um kart muito veloz o piloto não se arriscou, esperou os melhores momentos e, com tranquilidade, superou Rimbano e, em um erro de Leist, assumiu a ponta para não mais perdê-la até a bandeirada final.

F4
A disputa desta classe teve uma briga de mineiros pela primeira posição. Alef Pantuza largou do primeiro posto, mas, não suportou a pressão de Daniel Cançado que, em uma manobra arrojada ainda na primeira volta assumiu a liderança. Enquanto Alef, Marcus Vinícius e Alberto Catucci brigavam pela segunda posição, Cançado aproveitou-se para abrir confortável vantagem e, com isso, vencer com quase três segundos de vantagem.

Super Sênior
Encerrando o primeiro dia de competição esta categoria teve Flávio Costa como pole-position. Contudo, após duas tentativas frustradas de largada, a bandeira vermelha foi apresentada e o piloto penalizado com a perda de cinco posições. Na nova tentativa de largada quem assumiu a liderança foi Anderson Feita, que trazia consigo Doglas Pierosan e Bruno Fusaro, em terceiro. Fusaro, por sua vez, que liderou todos os treinos da semana, mostrou que realmente conhece muito a pista e, com arrojo, superou Doglas, algumas voltas depois Anderson e abriu larga vantagem. Ele venceu com quase dois segundos de vantagem para Flávio, que se recuperou e chegou na segunda posição.

Resultados oficiais das corridas de hoje:

Mirim – 1ª Bateria
1) PEDRO BRAGA – FAERJ, 15 voltas, 17m07s198
2) GABRIEL CREPALDI – FPRA
3) JOAO BARCELLOS – FAUESC
4) HENRIQUE VIEIRA – FGA
5) AIRTON GIL – FMA
6) BRENO FORTE – FPRA
7) RAFAEL CHAVES – FPEA
8) EDINHO LASCASAS – FMA
9) GABRIEL GOMEZ – FAUESC
10) JULIA JOKINEN – FAERJ MARCOS
11) TANAKA – FADF
12) PEDRO AIZZA – FAUESC
13) LEONARDO RUFINO – FASP
14) ESTEVAO BIASUTTI – FAEES

Cadete – 1ª Bateria
1) GUSTAVO JORGE – FPRA, 15 voltas, 16m25s977
2) GUILHERME ROMANO – FASP
3) DIOGO WEBBER – FPRA
4) SAMUEL GONTIJO – FADF
5) RICARDO YURY – FADF
6) PAULO COELHO – FEMTAU
7) MATHEUS FERREIRA – FMA
8) GUILHERME TEIXEIRA – FADF
9) VICTOR UCHOA – FPARN
10) DIEGO RAMOS – FASP
11) JOSE MUGGIATI – FPRA
12) TIAGO NEVES – FMA
13) JOAO VICTOR – FADF
14) GUILHERME BELFORT – FPEA
15) LUCAS CARVALHO – FAERJ
16) ARTHUR VARGAS – FGA
17) PEDRO BICA – FAEES
18) LUCAS BEHAGUE – FAEES
19) HELOIZY SILVA – FPRA
20) GUILHERME BARERETO- FPARN
21) IGOR SIMON – FAEES
22) VALENTINA OLSEN – FAUSEC
23) MANUEL CARLOS – FAEM
24) PEDRO ROSA – FMA
25) MIGUEL PIERSANTI – FAERJ
26) STEFANO MARINS – FAUESC
27) WALDNER BERNARDO – FPEA
DQ) HENRIQUE BERTOLO – FAEES – Irregularidade Técnica

Júnior Menor – 1ª Bateria
1) LEONARDO RESENDE – FMA, 24 voltas, 23m16s794
2) FELIPE DRUGOVICH – FPRA
3) LUCCA CARVALHO – FMA
4) MARCEL COLETTA – FASP
5) MURILO COLETTA – FASP
6) SERGIO CRISPIM – FAEP
7) EDUARDO SOUTO – FAUESC
8) CAIO CUNHA – FAEES
9) ARTHUR BELFORT – FPEA
10) GABRIEL PATURLLE – FMA
11) GUSTAVO ZWETKOFF – FMA
12) PEDRO GOULART – FGA
13) VICTOR MIGUEL – FAEES
14) GABRIEL GONÇALVES – FMA
15) JOAO GUILHERME – FAEES
16) PAULO VICTOR- FMA

Júnior – 1ª Bateria
1) PIETRO RIMBANO – FASP, 24 voltas, 21m55s977
2) BRUNO SANTOS – FAUESC
3) PEDRO PIQUET – FMA
4) SERGIO SETTE – FMA
5) FERNANDO STOCCO – FAERJ
6) MATHEUS REBOUÇAS – FAEP
7) GABRIEL LEAO – FADF
8) KATHLEEN GONÇALVES- FPEA
9) MATHEUS ROQUE – FADF
10) LETICIA SIMOES – FAEES
11) JOAO NETO – FAERJ
12) MAURO AURICCHIO – FASP

Novato – 1ª Bateria
1) ARTHUR OLIVEIRA – FASP, 24 voltas, 22m19s245
2) FLAVIO NETO – FPRA
3) EDUARDO RENGEL – FASP
4) YURI PINAFO – FAEES
5) LEONARDO MENDONÇA – FAERJ
6) GUSTAVO LAGO – FPRA
7) MARCIO ALENCAR – FAEM
8) RUBEM LUIS – FAERJ
9) JULIO WOLFF – FMA
10) BRUNO RUBIN – FAMS
11) LUCYANO SILVA – FAEES
12) MICHEL FUNINI – FPEA

Graduado – 1ª Bateria
1) OLIN GALLI – FAERJ, 22 voltas, 19m47s012
2) JOAO VIEIRA – FAEM
3) PEDRO GUILHERME – FMA
4) LUCAS NOGUEIRA – FMA
5) ALAIN SISDELI – FASP
6) PEDRO SADERI – FPA
7) ARIEL VARELLA – FAEES
8) ITALO LEAO – FADF
9) PAULO CESAR – FAMS
10) PEDRO FORTES – FADF
11) GIOVANNI TAVARES
12) CHRISTIAN ROQUE – FADF
13) WILSON TACCHI – FMA
14) KENNETH STHEFAN – FAERJ
15) FELIPE OLIVEIRA – FAUESC
16) JONATHAN LOUIS – FPRA

1ª Bateria – Sênior B
1) FERNANDO BUZOLLO – FMA, 20 voltas, 18m55s893
2) MAURO NEUENSCHWANDER- FMA
3) FERNANDO OZUMI – FASP
4) ANDRE VARGAS- FAEES
5) CARLOS SAVIGNON- FAES
6) FABIANO LALUCI – FPEA
7) PABLO ALBUQUERQUE FPEA
8) MARCIO HISAMATSU- FMAS
9) RENATO GOUVEA – FAMS
10) JAIME AGOSTINHO – FPRA

1ª Bateria – Sênior A
1) EDUARDO DIETER – FGA, 19 voltas, 17m25s471
2) ALAN SYNTHES – FASP
3) JOSE FUSCO – FMA
4) LEONARDO LANZA – FMA
5) FERNANDO G. CROCE – FASP
6) ANGELO VAGO – FEES
7) EDUARDO CANDIDO – FAES
8) CARLOS CRISPIM JR – FAEP
9) DIOGO ZUCARELLI – FASP

1ª Bateria – Sudam Júnior
1) SERGIO SETTE – FMA, 24 voltas, 21m41s469
2) MATHEUS LEIST – FGA
3) PIETRO RIMBANO – FASP
4) BRUNO BERTONCELLO – FAUSEC
5) MAURO AURICCHIO – FASP
6) FELIPE DRUGOVISH – FPA
7) MURILO COLETTA – FASP
8) PEDRO PIQUET – FADF
9) JOAO PEDRO – FMA
10) ADIB MARQUES – FAESP
11) MATHEUS REBOUÇAS – FAEP
12) PAULO VICTOR – FMA
13) LEONARDO GIMENES – FASP
14) LUCCA ABREU – FMA

1ª Bateria – F4
1) DANIEL CANÇADO – FMA, 20 voltas, 20m00s505
2) ALBERTO CATTUCCI – FASP
3) MARCUS VINICIUS – FCA
4) ALEF PANTUZA – FMA
5) FERNANDO BUZOLLO- FMA
6) LUIZ HENRIQUE – FMA
7) TIAGO SANTOS – FAEES
8) RENATO CAVALCANTE – FPRA
9) FABRICIO LIMA- FAUGO
10) BRUNO IMPERIAL – FAEES
11) DANIEL CORREA – FAEM
12) TARCISIO NUNES – FEES
13) SANDRO CIBIEN – FAEES
14) FELIPE BRONOVSKI – FAUESC
15) MARCO ANTONIO – FAUGO
16) PAULO FARIAS – FASP
17)SAMUEL RIBEIRO – FAEES
18) RODRIGO NETO – FAMS

1ª Bateria – Super Sênior
1) BRUNO FUSARO – FMA, 18 voltas, 17m08s890
2) FLAVIO COSTA – FMA
3) DOUGLAS PIEROSAN – FPRA
4) GUILDNER MARCIUS – FMA
5) FABRICIO DANTAS – FPEA
6) TIMO JUHANI – FAERJ
7) LEONARDO SILVA – FMA
8) SERGIO RAMOS – FAUESC
9) ANDERSON FAITA – FAUGO
10) MARCIO LAGO – FPRA

Fotos: Flávio Quick – Divulgação

Assessoria de comunicação da Copa das Federações de Kart
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabiola Cadar

Comentários