Entrevistas

Artmix Banner

Conheça BRAVAR, o novo chassis da Birel Sudam


| 9 anos atrás | Por:
Fotos: Flávio Quick

Fotos: Flávio Quick

Neste final da temporada 2011 o mercado do kart nacional está vivendo um momento de grande agitação em virtude da finalização do processo de homologação de chassis para o quadriênio 2012-2016.

Os kartistas, entretanto, não precisarão se esforçar muito para concluírem em qual marca ou modelo deverão apostar para tentar as vitórias a partir do ano que vem. A BIREL SUDAM, fabricante que, dentre os principais títulos, mais venceu nos últimos quatro anos, acaba de lançar o novo modelo BRAVAR.

Homologado seguindo os rígidos padrões exigidos pela CIK/FIA e CBA o chassis BRAVAR chega ao mercado com grandes inovações e, principalmente, um novo conceito em kart de competição.

Com um quadro baseado no modelo S4, da Birel SPA (Itália), que está sendo homologado simultaneamente, o BRAVAR traz também um novo modelo de carenagens que, com formas mais arredondadas e aerodinâmicas, proporcionam maior velocidade ao conjunto. Em parceria com a empresa italiana Freeline a BIREL SUDAM homologou vários componentes para o BRAVAR que, assim, conta também com a assinatura de uma das mais respeitadas marcas de componentes do mundo.

Dentre as inovações presentes no BRAVAR algumas merecem detalhamento diferenciado. O novo sistema de freios traz como novidade um conjunto totalmente hidráulico, que conta com novos modelos de pinças e reservatório de fluído para o primeiro cilindro, excluindo assim a necessidade de regulagem. Também estarão disponíveis no BRAVAR dois modelos de fixação do pára-choques que contam com sistema de travamento rápido e opções de regulagem. Além do tradicional modelo de manga dianteira, o BRAVAR traz ao mercado uma nova concepção. Uma peça vazada, de 25mm, com diferentes opções de dureza. Com isso o equipamento oferecerá ao piloto inúmeras possibilidades de ajustes diferentes.

Com todas estas inovações, a maioria das peças confeccionadas em alumínio, além de novos procedimentos de soldagem e finalização do produto o BRAVAR chega ao mercado nacional com redução de aproximadamente quatro quilos em comparação ao modelo anterior.

“Estamos trabalhando há mais de dois anos no projeto BRAVAR. Fomos na Itália, centro do kartismo mundial, estudar o que está sendo usado de melhor e mais veloz nos chassis por lá e chegamos à concepção do novo modelo. Daí por diante passamos a trabalhar na escolha e desenho dos componentes e, por fim, a finalização do produto. Tenho certeza que trazemos ao mercado nacional mais um produto para conquistar títulos e deixar os clientes BIREL SUDAM, como sempre, nos lugares mais altos dos pódios”, comentou Marcelo Petriccione, diretor da Birel Sudam.

Modelo R31-SD2 continua homologado por mais quatro anos

Além de homologar o novo BRAVAR a BIREL SUDAM, visando atender aos milhares de clientes da marca que tem o modelo R31-SD2, utilizado até 2011, fez a opção de rehomologar o modelo por mais quatro anos.

Este modelo de chassis, com o qual a BIREL SUDAM conquistou os principais títulos dos últimos anos, continuará no mercado da mesma forma com que foi comercializado até este ano, ou seja, com as peças da empresa KTT. A novidade, porém, é que o R31-SD2 também estará disponível para venda com o kit de peças Free Line.

Deste modo, com toda a homologação finalizada e aprovada, a BIREL SUDAM terá disponíveis no mercado quatro produtos distintos para a escolha dos clientes, sendo eles:

BRAVAR com peças FREELINE
BRAVAR com peças KTT
R31-SD2 com peças FREELINE
R31-SD2 com peças KTT

Para conhecer todos os detalhes do novo BRAVAR, suas fotos detalhadas, assim como saber das inovações da BIREL SUDAM acesse a página da indústria na internet, através do site www.birel.com.br

Foto: Flávio Quick - Bravar Shifter

Foto: Flávio Quick - Bravar Shifter

Comments are closed.