Entrevistas

URacer Banner

Cláudio Vieira e as mudanças do kart para 2012


| 10 anos atrás | Por:
Foto: Cristina Reis

Foto: Cristina Reis

Cláudio Vieira é um dos diretores do Interlagos Motor Clube e integrantes do Departamento de Kart da FASP – Federação Paulista de Automobilismo. Há muitos anos atuando na organização e supervisão de provas de carros e kart neste ano, mais uma vez, ele participa de um processo de mudanças na Copa São Paulo Light e no Campeonato Paulista de Kart.

Em um rápido bate papo com a redação do site da RBC Preparações, Claudinho, como é mais conhecido no meio, falou um pouco sobre as mudanças das duas principais competições de kart de São Paulo para a temporada 2012.
Confira:

RBC) Depois de um ano de queda no número de pilotos da Copa São Paulo Light o DK FASP resolveu inserir algumas mudanças no formato da competição. Como estas mudanças foram escolhidas e quais são as principais?

Cláudio Vieira) Primeiramente, não houve queda no número geral de pilotos e desta forma, se for feito um levantamento verá que a média de participantes nos últimos anos permanece praticamente igual. Segundo semestre, depois dos Brasileiros, é ruim para o Kart do Brasil inteiro, só não vê quem não quer. As mudanças foram feitas para atender ao pleito da maioria dos participantes da Copa SP Light de Kart. As principais mudanças são: Mudança no sistema de pontuação, Etapas duplas (duas provas em cada etapa), Liberação de motores próprios em duas categorias, mais provas em outros kartódromos (principalmente Interlagos), direito a algumas trocas (3) de motor sem penalização, Tomada de tempo sem Top Qualifying, entre outras…

RBC) No calendário do Light existe a previsão de quatro corridas no Kartódromo de Interlagos. Com as informações de aumento de taxas impostas pela SPTuris existe a possibilidade destas etapas voltarem para a Aldeia da Serra? E em outras pistas?

CV) A FASP está em negociação com a SPTuris sobre esse assunto, acho que tudo será resolvido em breve, não acredito que devemos nos preocupar com isso por enquanto, pois, a SPTuris vem colaborando com o kart, tivemos um período do ano passado com o kartódromo de Interlagos fechado, porém, isso já faz parte do passado, sejamos otimistas…

RBC) As categorias Graduados e Júnior irão competir com motores próprios nesta temporada. O DK FASP pensa em abrir outras classes com motores próprios nas próximas temporadas ou ficará apenas nessas? Porque estas duas categorias, especificamente, foram as escolhidas para a mudança?

CV) Não, a princípio não vamos mudar a regra do jogo para as demais categorias, a não ser que seja solicitado pelos pilotos, principalmente devido ao custo final. É o caso da Graduados, que tivemos pouquíssimos pilotos ano passado e a Júnior que hoje, pela regulamentação atual, é como se fosse uma Graduado B do passado. O piloto tem o “direito” de ficar somente um ano nela depois vai para a Graduados ou Automóvel. Então, em ambas categorias, inclusive a RBC, concorda que os pilotos devem ter uma liberdade maior para aprimorar o seu aprendizado, apesar do custo maior também, vamos ver o que vai dar…

RBC) O Campeonato Paulista terá seu início daqui há duas semanas junto ao SKB. Quais as categorias farão parte do Paulista? Como será o formato das rodadas?

CV) O Paulista terá seis Etapas duplas, sendo a última etapa com “peso” maior na pontuação. A associação SKB nos procurou para repetirmos a dose de janeiro do ano passado e que foi um sucesso, consultamos os kartistas e profissionais do kart e eles foram bem claros quando afirmaram que seria muito bom desde que o principal regulamento aplicado na prova fosse o do Paulista. Como o SKB aceitou vamos repetir a fórmula. Portanto as provas de sábado valem para o Paulista e SKB e as de domingo complementam o SKB 5. As categorias do Paulista 2012, conforme Regulamento, são: Mirim, Cadete, Super Cadete, Jr. Menor, Júnior, Sprinter, Graduados, Sênior, Super Sênior, Shifter Graduados, Shifter Sênior e Super F4.

RBC) No calendário do Paulista tem corridas previstas para Interlagos e Registro. Existe a possibilidade da competição realizar provas em outros kartódromos como Praia Grande, Itu ou Paulínia? Porque?

CV) Além de Interlagos e Registro, estamos esperando a conclusão da pista de Nova Odessa para ver como será, eles já apontaram interesse em ter uma Etapa lá. Se a pista for boa, quem sabe?! Granja Viana e Aldeia da Serra já tem os Campeonatos próprios e eles tem muitos eventos no calendário deles, mas são ótimas opções de pista para o Paulista. Praia Grande e Paulínia o problema é de infra-estrutura e algumas mudanças necessárias na pista também, por segurança.

Comments are closed.