Lucas Okada, de Brasília, ficou com o prêmio oferecido na categoria Sudam
A Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA realiza desde a última terça-feira, dia 11, a 52ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. A competição, maior da história em número de participantes (mais de 500 no total), ofereceu como seu principal prêmio a participação gratuita de um piloto na temporada 2018 do F3 Academy.
O valioso prêmio, que em termos financeiros representa aproximadamente R$ 500 mil, foi disponibilizado para a categoria Sudam. Nesta classe, que teve suas disputas realizadas com motores sorteados entre os participantes, 36 competidores com idades a partir de 15 anos buscaram o título.
Apesar da categoria ter recebido inscritos de até 45 anos concorreram ao prêmio, apenas, pilotos com até 20 anos e que nunca tivessem competido em uma prova oficial de F3. Assim, após uma das corridas mais emocionantes desta edição do Campeonato, o piloto brasiliense Lucas Okada, terceiro colocado na bateria Final, foi quem ficou com o prêmio.
O título da categoria ficou com André Nicastro e, a segunda colocação com Olin Galli, ambos do Rio de Janeiro.
“Uma das funções básicas da CBA é a de realizar e fomentar o automobilismo. O degrau técnico e, sobretudo, financeiro de um jovem que sai do kart em busca das categorias de fórmula é muito grande. Assim, com este valioso incentivo, oferecemos a um competidor a oportunidade de dar sequência em sua carreira em uma das categorias mais técnicas e competitivas do Brasil. Nesta temporada o Pedro Goulart (RS), que foi campeão em 2016, já está usufruindo deste prêmio e, em 2018, esperamos que o Okada possa fazer sucesso também nos autódromos”, comentou Waldner Bernardo (Dadai), presidente da CBA.
CADETE E MIRIM TAMBÉM OFERECERAM PRÊMIOS
Da mesma forma que a CBA ofereceu o incentivo para a F3, através de parcerias com alguns fabricantes o Campeonato Brasileiro de Kart premiou pilotos das categorias Mirim e Cadete com karts novos.
A Birel Sudam forneceu dois karts modelo Cadete, “0” km, e a Honda dois motores GX-160 para Gabriel Koenigkam e Heitor Dall’Agnol, respectivamente, campeão e Vice-campeão da categoria Mirim.
Na Cadete, de forma a facilitar a transição dos pilotos para a categoria Júnior Menor, todos os inscritos em seu último ano nesta classe concorreram a dois karts Mini “0” km. Para impulsionar este equipamento a IAME Brasil forneceu os motores modelo MY-2013. Assim, Antonella Bassani (SC), terceira colocada e Lucas Mendes (MT), sexto lugar na Final, acabaram garantindo os prêmios. O Campeão Brasileiro na Cadete foi Enzo Bettamio (SP) e, o vice-campeão, João Pinheiro Filho (DF).
Foto: Lucas Okada ficou com o prêmio da F3. Crédito: Luiz Pinheiro – CBA