Pódio da categoria Sênior
Kartódromo de Interlagos, local onde Senna iniciou sua carreira, consagrou o bicampeonato de Rafael Câmara (6 vitórias em 8 corridas) na Cadete; Troféu foi entregue por Emerson Fittipaldi; Di Mauro venceu três provas na Graduados, mas viu o título escapar após um problema na corrente
O Shell SKB Paulista deste final de semana realizado no Kartódromo Ayrton Senna em Interlagos foi palco de várias homenagens ao legado de 21 anos do tricampeão mundial de Fórmula 1. Senna iniciou sua carreira no kart e justamente em Interlagos, onde conquistou seu primeiro título paulista em 1974. A partir daí, ergueu um ou mais títulos por ano até brilhar na principal categoria do automobilismo mundial. No pódio de premiação desta edição do SKB, o bicampeão mundial Emerson Fittipaldi entregou os troféus para os pilotos da Cadete. Os três primeiros receberam um minicapacete oficial de Ayrton Senna, cedido pelo Instituto Ayrton Senna.
O domingo no Shell SKB Paulista iniciou da mesma maneira que o dia anterior, com vitória de Guilherme Figueiredo na Cadete. A quarta bateria da categoria foi vencida por Rafael Câmara, em um grande duelo com Figueiredo. Guilherme segurou o adversário até a última volta, quando o kart #88 de Câmara tomou a frente e cruzou a linha de chegada com apenas 0s042 milésimos a frente do sergipano. Com essa ultrapassagem no final, o título ficou com Câmara.
“Hoje foi um dia muito bom pra mim. Consegui chegar entre os três primeiros na primeira bateria e depois consegui vencer a última corrida na volta final. Estou bem feliz de ser campeão de novo”, diz Rafael. O piloto de 9 anos conquistou seu bicampeonato e somou seis vitórias em oito provas disputadas nas duas últimas edições do Shell SKB Paulista -as outras duas ficaram com o sergipano.
Pela Júnior Menor, Diego Ramos também repetiu a vitória conquistada na primeira bateria do sábado. O kart #13 venceu as duas provas deste domingo e sagrou-se campeão na categoria. Apesar das vitórias, a vida de Ramos não foi fácil. Felipe Baptista deu bastante trabalho para o campeão.
“Foi um título bastante suado. Tive que trancar bastante os adversários ali no final para eles não me ultrapassarem. As corridas vão chegando perto do final e a pressão só aumenta. Consegui segurar e estou bastante feliz com esse troféu”, diz Diego Ramos.
Na Graduados, duas das melhores histórias do final de semana. Gaetano Di Mauro liderava com certa tranquilidade a terceira bateria, assim como já havia feito nas duas corridas do sábado em que ele venceu. O que o piloto do kart #11 não contava é que uma quebra na corrente o afastasse da terceira vitória consecutiva. A vitória caiu no colo de Paulo Victor. Na corrida final, Gaetano compensou o abandono com mais um show no traçado anti-horário do kartódromo de Interlagos. O domingo só não foi fechado com chave de ouro porque o título ficou com André Nicastro, que ficou em segundo lugar nas quatro baterias e teve sua regularidade premiada.
“Foram quatro segundos lugares. Mostrei regularidade. O Gaetano estava muito rápido nos treinos e na pista. Procurei correr com a cabeça e no meio pra frente das corridas meu kart estava muito bem acertado. Estou muito feliz e contente com esse troféu”, diz Nicastro, um dos fundadores do Super Kart Brasil, que realizou sua 17ª edição.
Quem também deu um show de garra e esportividade na Graduados foi Zaya Fontana. O piloto do kart #155 capotou na bateria final e mesmo depois da bandeira vermelha, voltou pra pista para completar a prova.
“A partir do momento em que eu escolhi ser piloto, eu sei que preciso sempre dar o máximo. Vi que tinha condições de correr e voltei para a pista”, diz Zaya.
Na categoria Júnior o título ficou com Pedro Goulart. A categoria teve três vencedores diferentes ao longo do final de semana e o troféu de campeão foi um dos mais disputados. Pedro Goulart e Juan Crespi, vencedores das baterias do sábado, finalizaram o domingo na segunda e terceira posições, respectivamente. Marcel Colleta venceu as duas deste domingo, mas viu o título ficar mesmo com Goulart.
“Acho que foi a categoria mais disputada no final de semana. Foi tudo decidido nos últimos metros e a pontuação ficou apertada. Estou bastante feliz com esse título do SKB e queria agradecer muito a minha equipe”, diz Pedro Goulart.
Na prova em que Sênior, Super Sênior e Sprinter correm no mesmo grid, Daniel Rotta foi o vencedor nas duas baterias deste domingo. O competidor da Sênior ficou com título da categoria.
“As vitórias de hoje foram essenciais para a conquista desse título. O kart e o nosso motor estavam muito bons hoje e só tenho a agradecer ao pessoal do box pelo trabalho feito nesse SKB”, diz Daniel Rotta.
A Super Sênior teve mais um título do multicampeão Renato Russo. “Esse título foi bem difícil. Fiquei duas vezes em terceiro na geral, tive um problema ontem, mas consegui compensar hoje com a conquista de mais um SKB”, afirma Russo, que é o coach do jovem Emmo Fittipaldi, filho do bicampeão mundial de F1 e que fez na terceira etapa do ano sua estreia no SKB, na classe Cadete.
Campeão na Sprinter com três primeiros lugares, Guido Cotta festejou conseguir andar na mesma balada que os adversários da Sênior. “Nós fizemos duas excelentes tomadas de tempo, tanto ontem quanto hoje. Nosso motor e o kart em si estavam muito acertados. Mesmo o nosso kart sendo mais lento que os da Senior, eu consegui sempre andar no mesmo grupo que eles e estou bastante feliz com o título”.
A próxima edição do Shell SKB Paulista acontece nos dias 6 e 7 de junho, também no Kartódromo Ayrton Senna em Interlagos.
BATERIA 3
Cadete – 3ª Prova
1) 18-Guilherme Figueiredo (#Cadete), (13 voltas) 12:54,080
2) 7-Gabriel Crepaldi (#Cadete), à 0,799
3) 88-Rafael Câmara (#Cadete), à 0,873
4) 170-Pedro Braga (#Cadete), à 2,991
5) 110-João Victor Camargo (#Cadete), à 3,045
Jr Menor – 3ª Prova
1) 13-Diego Ramos (#Jr Menor), (15 voltas) 12:52,703
2) 62-Matheus Morgatto (#Jr Menor), à 0,265
3) 121-Felipe Baptista (#Jr Menor), à 0,700
4) 35-Stefano Marins (#Jr Menor), à 0,769
5) 38-José Muggiati Neto (#Jr Menor), à 1,179
Graduados – 3ª Prova
1) 7-Paulo Victor (#Graduados), (19 voltas) 15:37,458
2) 28-André Nicastro (#Graduados), à 2,195
3) 77-Murillo Coletta (#Graduados), à 2,632
4) 177- André Castro (#Graduados), à 2,770
5) 155-Zaya Fontana (#Graduados), à 6,099
Junior – 3ª Prova
1) 77-Marcel Colleta (#Junior), (15 voltas) 12:43,729
2) 7-Juan Crespi (#Junior), à 0,551
3) 112-Edgard Bueno Neto (#Junior), à 1,498
4) 119-Pedro Goulart (#Junior), à 2,591
5) 80-Gabriel Paturle (#Junior), à 2,938
Senior- 3ª Prova
1) 54-Daniel Rotta (#Senior), (15 voltas) 12:53,787
2) 0-Juliano Rigon (#Senior), à 1,661
3) 61- Daniel Croce (#Senior), à 7,631
4) 18-Paulo Lopes (#Senior), à 8,309
5) 10-Daniel Lancaster (#Senior), à 8,878
Super Senior – 3ª Prova
1) 32-Alexandre Rigon (#Super Senior), à 0,267
2) 180-Ricardo Thomazi (#Super Senior), à 2,633
3) 62-Renato Russo (#Super Senior), à 4,401
4) 313-Marcio do Lago (#Super Senior), à 13,803
5) 880-Maique Papareli (#Super Senior), à 2 voltas
Sprinter – 3ª Prova
1) 58-Guido Cotta (#Sprinter), à 8,435
2) 268-César Konzen (#Sprinter), à 18,360
BATERIA 4
Cadete – 4ª Prova
1) 88-Rafael Câmara (#Cadete), (15 voltas) 15:05,495
2) 18-Guilherme Figueiredo (#Cadete), à 0,042
3) 170-Pedro Braga (#Cadete), à 2,046
4) 7-Gabriel Crepaldi (#Cadete), à 4,768
5) 30-Vinicius Tessaro (#Cadete), à 5,441
Jr Menor – 4ª Prova
1) 13-Diego Ramos (#Jr Menor), (20 voltas) 17:26,307
2) 62-Matheus Morgatto (#Jr Menor), à 0,112
3) 38-José Muggiati Neto (#Jr Menor), à 0,585
4) 121-Felipe Baptista (#Jr Menor), à 1,412
5) 35-Stefano Marins (#Jr Menor), à 5,320
Graduados – 4ª Prova
1) 11- Gaetano Di Mauro (#Graduados), (21 voltas) 17:17,728
2) 28-André Nicastro (#Graduados), à 2,083
3) 77-Murillo Coletta (#Graduados), à 7,270
4) 95-Yurik Carvalho (#Graduados), à 8,274
5) 177- André Castro (#Graduados), à 8,398
Junior – 4ª Prova
1) 77-Marcel Colleta (#Junior), (20 voltas) 16:49,382
2) 119-Pedro Goulart (#Junior), à 1,430
3) 7-Juan Crespi (#Junior Light), à 1,991
4) 100-Thiago Lopez (#Junior), à 2,811
5) 80-Gabriel Paturle (#Junior), à 3,484
Senior – 4ª Prova
1) 54-Daniel Rotta (#Senior), (20 voltas) 17:10,763
2) 0-Juliano Rigon (#Senior), à 3,915
3) 10-Daniel Lancaster (#Senior), à 6,770
4) 161- Paulo França (#Senior), à 11,260
5) 18-Paulo Lopes (#Senior), à 13,240
Super Senior – 4ª Prova
1) 62-Renato Russo (#Super Senior), à 6,000
2) 880-Maique Papareli (#Super Senior), à 7,061
3) 180-Ricardo Thomazi (#Super Senior), à 7,288
4) 32-Alexandre Rigon (#Super Senior), à 9,342
5) 42- Julio Pires (#Super Senior), à 13,586
Sprinter- 4ª Prova
1) 268-César Konzen (#Sprinter), à 22,409
2) 58-Guido Cotta (#Sprinter), à 5 voltas
Somatória de Pontos do SKB17:
Cadete
1-Rafael Câmara 76 pontos
2-Guilherme Figueiredo 60
3-Pedro Braga 57
4- Gabriel Crepaldi 44
5-João Victor Camargo 30
Jr. Menor
1- Diego Ramos 81 pontos
2-Felipe Baptista 64
3-Matheus Morgatto 61
4-José Muggiati Neto 49
5-Stefano Marins 42
Graduados
1-André Nicastro 73 pontos
2-Gaetano Di Mauro 70
3-Murillo Coletta 48
4-Yurik Carvalho 37
5-André Castro 35
Junior
1-Pedro Goulart 56 pontos
2-Marcel Colleta 53
3-Edgard Bueno Neto 51
4-Juan Crespi 51
5- Vinicius Ponce 49
Senior
1-Daniel Rotta 62 pontos
2-Adriano Pizzonia 55
3-Daniel Lancaster 51
4-Juliano Rigon 41
5-Paulo Lopes 36
Super Senior
1-Renato Russo 74 pontos
2- Ricardo Thomazi 67
3-Alexandre Rigon 66
4- Maique Papareli 48
5-Julio Pires 35
Sprinter
1-Guido Cotta 85 pontos
2-César Konzen 56
3- João Vasconcelos 12
Sobre o Shell-SKB-Paulista:
Fundado em 2010 pelos pilotos Sérgio Jimenez, Ruben Carrapatoso, Renato Russo, Paulo Carcasci, Dennis Dirani, André Nicastro e Danilo Dirani, o Super Kart Brasil tem como missão a promoção de um campeonato feito por kartistas para kartistas. Em 2015, o evento é 100% integrado ao Campeonato Paulista, com seis etapas na temporada. São oito categorias que competem quatro corridas por final de semana.
Shell V-Power é a marca patrocinadora máster do evento, que integra seu programa de desenvolvimento de jovens pilotos. O SKB também tem o apoio de Voxx Suplementos, Carnes del Sur, Vroom, Paralego Racing, Hotel Transamérica, CRG, JB Kart Parts, Birel Art Brasil, DDirani Coach, Magiflux, Ital Sistem, TM Racing e Ibea Brasil.
Sobre a Associação Racing
A Associação Racing é uma associação civil sem fins lucrativos cujo objetivo é promover e auxiliar no desenvolvimento de pilotos de competição, além de desenvolver regras e métodos para a prática do kart no Brasil.
CONTATO
Luis Ferrari