Mineiro de Kart | F-Minas

Mahogany Personal Care Products Banner

60 pilotos disputaram, em Vespasiano, a F-Minas de Kart


| 8 anos atrás | Por:
Foto: Flávio Quick

Foto: Flávio Quick

Competição foi a última prova oficial no RBC Racing antes da Copa Brasil de Kart

Neste sábado o Kartódromo RBC Racing, na cidade de Vespasiano, na Grande BH, recebeu pilotos e equipes de várias partes do país para as disputas da Fórmula Minas de Kart. A competição, que teve neste sábado a sua única rodada, serviu para que pilotos e equipes pudessem fazer os últimos ajustes em seus equipamentos visando a Copa Brasil de Kart, que será realizada nesta mesma pista, entre os dias oito e 12 do mês que vem.

Participaram das disputas 60 competidores sendo que foram separados em alguns grids que agruparam várias categorias. Mirim e Cadete competiram juntas, depois Júnior Menor e a F400, que competiram sozinhas. Na sequência correram a Novato, Sênior “B” e Super Sênior juntas e, por fim, juntas também, Júnior, Graduado e Sênior “A”. Para a definição dos campeões da F-Minas de Kart 2013 foram levados em conta o resultado das duas corridas e os pontos extras de pole-position e melhores voltas nas duas baterias.

Abrindo a programação Mirim e Cadete andaram juntas. Após largar da pole-position na primeira prova Ayrton Gil (MG) conseguiu se manter na primeira posição muito pressionado por Pedro Rosa (MG), que vinha em segundo. Na primeira parte da prova os dois abriram grande vantagem para os demais e, daí por diante, travaram um verdadeiro duelo. Com várias ultrapassagens a cada volta um deles era o líder até que, na última volta, depois de duas trocas de posição, Ayrton venceu, mas, foi penalizado com a perda de uma posição. Assim, Pedro ficou com a vitória, Ayrton em segundo e Manuel Carlos Jr. (MA), em terceiro. Pela Mirim, vitória de Pedro Braga (RJ) seguido por Pedro Aizza (PR) e Ryan Riquelme. A segunda bateria pareceu um replay da primeira, porém, com troca de alguns protagonistas. Em virtude de um toque Pedro Rosa perdeu algumas posições e, com isso, Enrico de Luca (SP), que partira do quarto lugar, assumiu a segunda posição e colou em Ayrton, que pulou na ponta. Em algumas voltas os dois abriram deixando as brigas para o pelotão intermediário. Diferente da primeira corrida, porém, Luca não tentou a ultrapassagem até a última volta quando, na penúltima curva, fez a ultrapassagem definitiva e seguiu para a vitória. Ayrton Gil chegou em segundo e Manuel Carlos Jr., em terceiro. Enrico de Luca ficou com o título de Campeão. Pela Mirim, Braga ficou com a vitória e o título.

A segunda sequência de corridas teve na pista os pilotos da Júnior Menor. Lucas Okada (DF), partindo da primeira posição, não teve muita dificuldade. Enquanto ele abria certa vantagem na liderança, seus principais concorrentes vinham em corrida de recuperação. Gustavo Zwetkoff (MG), partindo do sexto lugar e Gabriel Paturle (MG), de nono, fizeram um espetáculo à parte. Com ultrapassagens arrojadas ambos escalaram o pelotão e, nas últimas voltas, já se aproximavam do líder, mas, com apenas 14 voltas na bateria, não conseguiram chegar e a vitória ficou com Okada. Zwetkoff chegou em segundo e Paturle, em terceiro. Na segunda corrida, por sua vez, Gabriel Paturle conseguiu uma largada excepcional e pulou na ponta. Enquanto ele conseguia abrir certa vantagem um pelotão formado por cinco karts lutava pela segunda posição. Sérgio Crispim (DF) conseguiu se desvencilhar dos demais e partiu à caça do líder. Na segunda metade da bateria, andando muito rápido, o piloto conseguiu alcançar Paturle, fazer a ultrapassagem, e seguir para a vitória, que somada à quarta posição da primeira corrida, lhe rendeu o título. Paturle cruzou a linha de chegada em segundo e Gianluca Petecof (SP), em terceiro.

Com 21 karts no grid a F-400 reuniu o maior grid desta edição da F-Minas de Kart. Breno Lima (MG) partiu da pole-position, mas, não teve vida fácil em nenhum momento. Em uma corrida extremamente disputada foram formados três grandes pelotões onde eram possível ver disputas por todos os lados. Lá na frente, mesmo sob pressão, Lima conseguiu se manter no primeiro posto e ao final das 14 voltas ficou com a vitória seguido por Welbert França (MG) e Luis Armani (MG). A segunda corrida da F-400 foi bastante movimentada. Breno Lima largou da liderança, mas, perdeu a ponta para Welbert França ainda na primeira volta. Vindo da quarta posição, porém, o piloto Leandro Freitas (MG) foi quem dominou a prova. Na quarta volta ele já havia atingido a liderança e, daí por diante, impôs um ritmo impressionante abrindo bastante dos demais. Ao final ele venceu e, pela soma dos resultados, ficou também com o título. Daniel Cançado (MG), após ter largado de nono, chegou em segundo e Breno Lima, foi o terceiro.

A quarta rodada de corridas teve o piloto Júlio Wolff (MG) (Novato) liderando o pelotão na tomada de tempos. Com um kart muito bem acertado o piloto não teve dificuldades para se manter na ponta durante a primeira corrida e, com mais de um segundo de vantagem para os demais, vencer de ponta a ponta. Pela Super Sênior o experiente piloto Rodrigo Piquet (DF) venceu seguido por Flávio Costa (MG) e Fernando Buzollo (MG). Na Sênior “B” o vencedor foi Luiz Nicolau (MG), com Glaydson Cardoso (MG) em segundo e Ramon Duarte (DF), em terceiro. Na segunda bateria quem pulou na frente na largada foi Rodrigo Piquet. Com um ritmo muito consistente, porém, Júlio Wolff precisou de apenas cinco voltas para reassumir a liderança. Daí por diante, sem adversários para lhe pararem, Wolff seguiu fazendo seguidas voltas mais rápidas e venceu com mais de quatro segundos de vantagem. Pela Super Sênior Rodrigo Piquet venceu e ficou o com o título seguido por Fernando Buzollo e Flávio Costa. Já pela Sênior “B”, vitória e título para Glaydson Cardoso. Luiz Nicolau chegou em segundo e Marcelo Hauck (DF), em terceiro.

Encerrando as atividade da F-Minas de Kart as corridas mais rápidas do dia tiveram no grid as classes Graduado, Júnior e Sênior “A”. Sérgio Sette Câmara (MG), piloto da casa, largou da pole-position e nas primeiras voltas conseguiu abrir certa vantagem para os demais. Com o passar dos giros, porém, Lucas Nogueira (MG), que no começo se envolveu na luta pela segunda posição, conseguiu impor seu ritmo e passou a buscar o líder que, a esta altura, tinha quase dois segundos de vantagem. Lucas passou a tirar cerca de três décimos por volta no momento em que o kart de Sette Câmara aparentava a quebra do suporte do pára-choques traseiro. Lucas, volta a volta, seguiu tirando a diferença até que, na última volta, deu o bote e conseguiu a liderança. Na curva seguinte, porém, Sette Câmara conseguiu reaver a liderança e, neste posto, seguiu até a bandeirada. Lucas chegou em segundo e Ariel Varella (ES), em terceiro. Sette Câmara foi penalizado com a perda de uma posição por sua manobra e, com isso, a vitória ficou com Lucas. Pela Sênior “A” o vencedor foi Ernane Onassis (RJ), seguido por Pedro Jacob (RJ) e Ricardo Thomazi (SP). Na Júnior o vencedor foi Gabriel Leão (DF). A última e decisiva corrida do sábado foi bastante emocionante. Sérgio Sette Câmara, partindo do segundo lugar, assumiu a ponta trazendo consigo Ariel Varella. Os dois abriram um pouco enquanto Lucas Nogueira vinha em terceiro, um pouco mais atrás. Na terceira volta Varella assumiu a ponta enquanto Lucas se aproximava dos dois líderes. Na quinta volta, então, Sette Câmara assumiu novamente a ponta. Nogueira, duas voltas depois, conseguiu superar Varella e partiu à caça de Sette Câmara. Nas voltas seguintes Lucas imprimiu um forte ritmo e, nas cinco voltas finais, esteve encostado em Sérgio. Lucas era mais veloz no primeiro setor da pista enquanto que, Sérgio, mais veloz no segundo. Alternando a diferença durante as voltas Sette Câmara conseguiu se manter na liderança até a bandeirada final e comemorou a vitória. Com o resultado ele também ficou com o título da Graduado. Lucas chegou em segundo e Varella, em terceiro. Pela Sênior “A”, Pedro Jacob venceu seguido por Ricardo Thomazi. Nesta classe o título ficou com Jacob. Na Júnior, vitória e título para Gabriel Leão.

“Tivemos nesse sábado uma competição de alto nível. Pilotos de várias partes do país estiveram por aqui e conseguiram, na pista da Copa Brasil, preparar da melhor forma possível os seus equipamentos para o nacional. Esperamos cerca de 250 competidores aqui para a Copa e, estou certo, quem veio se preparar sai com grande vantagem perante os demais”, comentou Pedro Sereno, presidente da Federação Mineira de Automobilismo – FMA.

Fotos: Flávio Quick

Assessoria de Comunicação da 15ª Copa Brasil de Kart
Quick Comunicação e Marketing
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabíola Cadar

Comentários