Quick News

Corsa Racing Banner

Gabriel Bortoleto emplaca Top5 em sua estreia na OK


| 26 dias atrás | Por:


Piloto de 14 anos disputou no fim de semana a primeira da WSK Final Cup

Terminou neste domingo a rodada inaugural da edição 2018 do WSK Final Cup. A competição, atualmente uma das mais representativas do mundo, teve vez no Kartódromo South Garda, em Lonato, na Itália, e contou com a participação de mais de 300 competidores de todas as partes do mundo.

Após uma temporada de grandes conquistas na categoria OK Junior o brasileiro Gabriel Bortoleto (CRG | Americanet), de apenas 14 anos, foi convidado pela fábrica de karts CRG a compor o seu time de pilotos na categoria OK, principal divisão do kartismo internacional.

De cabeça erguida e muito animado o piloto seguiu para a pista ao norte da Itália e, desde quarta-feira, buscou sua melhor adaptação o novo conjunto em que à partir de agora passará a lutar pelas vitórias.

“Apesar do chassis ser igual ao da Júnior, na OK a gente precisa aprender bastante. O pneu Bridgestone é mais duro que o Vega que se usa na Júnior. Assim temos de economizar pneus no começo das corridas. As provas são mais longas, então o cansaço começa a pesar também. Além disso, a carburação é diferente e a gente precisa de mexer bastante. Por fim, as provas, por serem mais longas, temos de trabalhar mais com a cabeça e as estratégias. Enfim, a categoria é bem mais difícil”, analisou o garoto.

DESTAQUE DESDE OS PRIMEIROS TREINOS

Com a determinação e foco de sempre Gabriel foi para a pista e, desde os primeiros treinos, esteve muito rápido. Com o suporte de todo o time, o apoio da mãe Andrea Bortoleto e as dicas do manager Francesco Di Mauro o piloto mostrou toda a sua técnica e velocidade.

Nos treinos ele esteve sempre no TOP10. Na tomada de tempos, por uma diferença de dois décimos, ele marcou o 17º tempo entre os 59 participantes de sua categoria. Assim, na quinta posição do grupo A, ele seguiu para as classificatória sempre partindo da nona ou décima posições. Muito tranquilo, o brasileiro parecia ignorar os grandes nomes do kartismo largando junto a ele como Lorenzo Travisanutto (ITA), Dexter Patterson (ING), Paul Aron (ING), Jorge Pescador (ARG), dentre outros. No confronto AxB Gabriel ficou com a sexta posição, no AxC ficou em terceiro e, finalmente, no AxD foi o quarto. Assim, com apenas 13 pontos perdidos, ele se classificou na sexta posição para a Pré-Final garantindo o terceiro lugar no grid “B”. Na Pré-Final, que teve 17 voltas, Bortoleto fez uma largada sensacional, manteve-se todo o tempo no primeiro pelotão, foi superado, recuperou posições e, ao final, terminou no quarto lugar.

A grande Final aconteceu no início da tarde do domingo. Gabriel, largando do oitavo lugar, sabia exatamente do seu potencial e, também, da qualidade dos concorrentes à sua frente. Numa corrida muito disputada, o jovem paulista foi pouco a pouco ganhando espaço. Logo na largada ele já ganhou uma posição, duas voltas depois aparecia no sexto lugar. Na metade da prova Gabriel pulou para a quinta posição e, duas voltas depois, já era o quarto. Neste momento, contudo, os três primeiros colocados já haviam aberto cerca de três segundos de vantagem. Assim, mesmo com um bom ritmo, Gabriel não conseguiu chegar no Top3 terminando, deste modo, em um comemorado quarto lugar.

“Se alguém me perguntasse na semana passada em que posição eu iria chegar nesta prova, com certeza, eu diria que se ficasse entre os 15 primeiros estava ótimo. Depois de tudo o que rolou aqui tenho certeza que já estou num excelente nível e posso disputar de igual para igual. Tenho alguns pontos para melhorar na minha pilotagem, mas, estou muito feliz em saber que fizemos uma aposta certa ao subir de categoria agora, logo após o mundial”, encerrou o piloto.

Foto: Divulgação | Quick Comunicação

Assessoria de Comunicação do piloto Gabriel Bortoleto
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick

Comments are closed.