Quick News

4BTS

André Novaes levou Minas ao pódio do Brasileiro de Kart


| 20 dias atrás | Por:

Piloto da categoria F4 Graduado se destacou na principal competição do ano

Entre os dias 10 e 22 de julho o Kartódromo Beto Carrero Internacional, em Santa Catarina, sediou a 52ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart. 522 pilotos participaram das disputas que revelaram os melhores competidores do país. Representando Minas Gerais na categoria F4 Graduado o jovem André Novaes (Gontijo) foi um dos maiores destaques do torneio e levou a bandeira do estado à terceira colocação.

Vindo de uma tradicional família do kartismo mineiro André é filho de Evaldo Novaes. Seu pai, conhecido piloto das competições no estado, coleciona inúmeros títulos e uma história de grandes conquistas. André começou a competir em 2012, sempre utilizando os motores quatro tempos. Desde então tem participado regularmente das corridas em Minas, dos Brasileiros e tem como pontos altos de sua trajetória o título do Mineiro de Kart deste ano além do Vice-Campeonato do GP Nacional de 2013.

Com equipamento baseado nos chassis Mini e motores Honda de 390cc, André deu início à sua participação no Brasileiro de Kart bem antes do início da programação oficial. Disposto a lutar pelo título o piloto participou da Copa SPR de Kart neste mesmo kartódromo, ainda no mês de junho. Naquela ocasião ele pôde conhecer o kartódromo e iniciar a sua preparação. De forma impressionante o piloto já achegou andando muito rápido e ficou com o título da competição.

Animado com o resultado o mineiro de 20 anos desembarcou na cidade de Penha no dia 10 de julho para, então, buscar o tão esperado título do Brasileiro. Muito dedicado ele participou dos quatro treinos livres que compuseram a programação e, entre os 34 competidores, foi o mais veloz no último treino.

O prognóstico era excelente para a tomada de tempos e, com o oitavo tempo geral, ele garantiu o direito a largar da quarta fila do grid na primeira classificatória. Infelizmente, nesta prova, a quebra de um componente do chassis o fez chegar apenas no 17º lugar. Sem desanimar André seguiu sua trajetória e, com muita, garra, conseguiu se recuperar terminando em 11º na segunda corrida e, em sétimo, na terceira. Com 35 pontos perdidos ele se classificou na 10ª posição para a final e, com isso, devido a grande competitividade, sentia-se de volta à disputa pelo título.

A corrida Final contou com 17 voltas e, numa disputa ferrenha pelos primeiros lugares o piloto da Gontijo mostrou porque é um dos principais de sua geração. Pouco a pouco ele foi superando seus concorrentes e, nas últimas voltas, com duas manobras muito arrojadas, conseguiu pular da quinta para a terceira posição e, assim, receber a bandeirada num comemorado TOP3.

“Estou muito feliz de ter conseguido participar de forma tão competitiva deste Campeonato Brasileiro. O nível dos pilotos é muito grande e, com os motores sorteados, temos realmente que tirar a diferença no braço e nos detalhes dos ajustes. Agradeço à minha equipe, a torcida dos amigos e família e, principalmente, à viação Gontijo pelo apoio e confiança”, comentou o piloto de 20 anos.

DESAFIOS SEGUEM EM ALTA VELOCIDADE

Pelo representativo resultado no Campeonato Brasileiro André já almeja vôos mais altos nos próximos meses. De agosto à dezembro ele disputará a Taça Minas Gerais de Kart nas categorias F4 Graduado e Sprinter, que utiliza motores 125cc.

Além disso, entre os dias 11 e 14 de outubro ele estará em João Pessoa, na Paraíba, quando participará da Copa Brasil de Kart, competição mais importante do segundo semestre do ano.

Fotos: Bruno Gorski e Jackson de Souza

Comments are closed.